Não é o Rio de Janeiro! Pesquisa revelou cidade com mais roubos e furtos de celulares no Brasil
Recentemente publicado, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública apresentou dados preocupantes sobre a criminalidade urbana, enfocando os roubos e furtos de celulares. Segundo o relatório, Manaus, a capital do Amazonas, foi a cidade com maior índice desses crimes em 2023, registrando 2.096 incidentes por cada 100 mil habitantes.
Esta estatística coloca Manaus à frente de grandes capitais como São Paulo e Teresina, em um ranking indesejado, mas que reflete a realidade de um problema urbano crescente. Os dados revelam um cenário onde a vigilância e a prevenção tornam-se essenciais para a segurança da população local.
Por que Manaus lidera o ranking de roubos e furtos de celular?
O levantamento detalha que a maior parte dos roubos e furtos de celulares em Manaus ocorre em vias públicas. A modalidade de furto, que se caracteriza pela subtração do bem sem confronto direto, apresentou um aumento, ultrapassando os roubos, que envolvem ameaça ou violência.
Em 2023, as autoridades locais registraram quase 937.294 ocorrências de roubo e furto de celulares em todo o país, com uma média alarmante de quase dois celulares subtraídos por minuto. Esse número evidencia a necessidade urgente de métodos de combate e prevenção mais eficazes.
Quando e como acontecem os roubos e furtos de celulares?
Segundo o Anuário, há padrões claros quanto aos dias e horários mais propensos a essas ocorrências. Os furtos são mais frequentes aos finais de semana, sendo sábados e domingos os dias de maior incidência. Eles ocorrem principalmente entre 10h e 11h da manhã e das 15h às 20h. Por outro lado, os roubos têm maior prevalência de terça a sexta-feira, com picos nos horários de deslocamento para trabalho ou escola, entre 5h e 7h da manhã, e no horário de retorno, entre 18h e 22h.
Medidas de Prevenção e Segurança
Em resposta aos altos índices de crimes relacionados a celulares, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou em dezembro de 2023 o programa “Celular Seguro”. Esse projeto consiste em um aplicativo onde o usuário pode registrar seu dispositivo e, em caso de roubo ou furto, realizar um boletim de ocorrência instantâneo que notifica operadoras e instituições financeiras sobre o crime.