Governo de Minas acerta parceria com a Amazon para desenvolver solução parar desastres naturais no estado

Em parceria com a Amazon Web Services (AWS) Brasil, o Governo de Minas está trabalhando para desenvolver soluções tecnológicas para fazer o mapeamento e a gestão de riscos de desastres naturais que vem acontecendo no Estado.

O anúncio da colaboração entre o Governo de Minas e a AWS ocorreu no dia 15 deste mês, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O trabalho passará a acontecer após uma doação feita pela empresa, seguindo a metodologia de inovação Working Backwards Engagement.

Parceria entre Amazon e o Governo de Minas

logo da AWS, empresa que fez parceria com o Governo de Minas
Imagem Reprodução Amazon

A parceria entre o Governo de Minas e a Amazon foi feita por intermédio do Comitê Gestor de Captação de Recursos e Parcerias da Seplag-MG. O acordo visa a viabilização de projetos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), junto com a Defesa Civil de Minas Gerais, garantindo a rápida resposta do Poder Público a desastres naturais.

Na cerimônia que celebrou a parceria entre a empresa e o Governo de Minas, Luísa Barreto (secretária de Estado de Planejamento e Gestão), reforçou que esse trabalho é fundamental para que Minas consiga prevenir e compreender onde estão as principais áreas de risco do estado, além de agradecer a parceria com a AWS.

Planejamento e Metodologia

Metodologia

A metodologia “Working Backwards Engagement” que será aplicada pela empresa, trata sobre trabalhar de trás para frente, sendo assim, encontrar e trabalhar para prevenir o problema antes mesmo dele acontecer. 

Logo, eles visam pensar em quais seriam os problemas que podem surgir e como as soluções para resolvê-lo podem ser elaboradas.

Planejamento integrado

Diversos desastres naturais vêm ocorrendo no estado de Minas, sejam deslizamentos, inundações e mortes ligados às chuvas fortes, ou as geadas e períodos de seca que prejudicam a população e a agropecuária.

Para trabalhar em soluções para esses problemas, a tecnologia é uma grande aliada, garantindo respostas rápidas e soluções de adversidades da população, como foi destacado pelo líder de Governo da AWS, Umberto Mancebo Filho, e pelo coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, Carlos Eduardo Lopes.