Morador de Minas Gerais é diagnosticado com raiva humana

Foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na última quinta-feira, 27 de abril, um novo caso de raiva em humano.

O homem, um idoso de 60 anos, foi internado e esteve em contato direto com um animal que apresentava alguns sintomas neurológicos da doença. Saiba mais informações!

Idoso é diagnosticado com raiva humana

O homem é produtor rural do município de Mantena, leste de Minas Gerais. Ele, que desconhecia a doença do animal, teve contato com o bicho. Alguns dias depois, passou mal e precisou ser levado a um hospital da região. Agora está internado e sob observação.

Segundo o Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais, no que diz respeito à lei geral de proteção de dados pessoais, não serão divulgadas informações mais detalhadas sobre o paciente ou qual animal foi infectado.

Segundo a SES-MG, a raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, caracterizada pelo acometimento do sistema nervoso central, na forma de encefalite.

Casos da doença em Minas Gerais

Casos humanos isolados da doença ocorrem ocasionalmente em Minas Gerais. Em 2022, foram registrados quatro casos de raiva humana. Os quatro pacientes morreram.

Em abril de 2022, três crianças, uma de 5 anos e duas de 12 anos, morreram de raiva humana. As crianças moravam na Reserva Indígena Maxacali, no município de Bertópolis, no Vale do Mucuri.

Duas dela apresentaram os sintomas após serem mordidos por um morcego hematófago, animal que transmite a doença. A criança de cinco anos não apresentou sintomas, embora a doença tenha sido diagnosticada. Outra criança Maxacali, de 4 anos, morreu em maio.

A secretaria informou que está realizando uma busca ativa das pessoas que estiveram em contato com animais infectados, a fim de prestar atendimento profilático às pessoas contra a raiva. Não foi informado se algum novo suspeito foi identificado.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik