Belo Horizonte: Confira ótimas opções para curtir o tempo de lazer na capital mineira

Belo Horizonte pode não estar na sua lista de destinos à primeira vista, mas a capital mineira tem um rico roteiro cultural, que vai encantar os amantes da arte.

Não é preciso muito tempo para explorar a cidade, é possível ver muito em um final de semana ou em um feriado prolongado e, a melhor parte, gastar pouco, já que a maioria das atrações é gratuita. Saiba mais sobre as atrações na cidade!

Atrações em Belo Horizonte

Lagoa da Pampulha

Lagoa da Pampulha, um dos cartões postais da cidade, é cercada pela natureza, o que a torna um bom lugar para caminhadas, corridas, ciclismo e piqueniques.

Além disso, é lá que você conhecerá a história da cidade. A lagoa, com 18 km de extensão, é cercada por um conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, que merece um olhar atento.

Igreja de São Francisco de Assis

A Igreja de São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, é um dos cartões postais de Belo Horizonte. O projeto de Oscar Niemeyer foi inaugurado em 1943 e faz parte do conjunto arquitetônico da Pampulha, tombado pelo Patrimônio Mundial.

A igreja era considerada muito moderna para a época. Na parte externa, painéis de Paul Werneck e Cândido Portinari, que também assinaram os 14 painéis da Via Sacra no interior. Os jardins são de Burle Marx. O monumento é a imagem que vem à cabeça quando falamos de BH, por isso uma visita é imprescindível no roteiro.

Museu de Arte da Pampulha

Obra de Oscar Niemeyer, inaugurada em 1943, o espaço abrigava originalmente um salão de festas e um restaurante frequentado pela sociedade mineira.

Hoje, o prédio abriga o Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design, cuja função consiste em organizar, documentar e avaliar os espaços construídos e simbólicos da cidade, bem como os objetos que se tornaram referência no cotidiano da sociedade. O local acolhe exposições temporárias, escreve publicações, organiza seminários, reuniões e outros eventos.

Praça da Liberdade

Com jardins inspirados no Palácio de Versalhes, na França, a Praça da Liberdade foi por muito tempo sede do governo de Minas Gerais. É um dos lugares preferidos dos citadinos para passar momentos ao ar livre como caminhadas, piqueniques, além de organizar atividades culturais.

O local também é o ponto de partida para o circuito cultural da Praça da Liberdade, onde cada prédio antes utilizado pelas secretarias estaduais foi transformado em um espaço cultural aberto à visitação.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/WikiMedia