As 3 principais dicas para melhorar a produtividade em um ambiente de trabalho remoto

0

Milhões de pessoas em todo o mundo em diferentes áreas estão trabalhando remotamente. Alguns estão trabalhando para empresas em sua região e outros para empresas do outro lado do mundo.

Isso pode não ser algo novo, mas nos últimos dois anos, muitas empresas e funcionários puderam testemunhar os benefícios do trabalho remoto em primeira mão. Muitos deles decidiram não voltar ao escritório ou combinar trabalho remoto e de escritório para obter o melhor dos dois mundos.

Quer sua empresa dependa inteiramente de funcionários remotos ou você tenha um modelo híbrido, um dos maiores desafios que qualquer pessoa em um cargo de gerenciamento enfrenta é garantir a produtividade entre os funcionários que trabalham em casa ou em qualquer outro lugar, exceto no escritório.

É claro que algumas empresas têm apenas alguns poucos funcionários, e as coisas podem ser muito mais fáceis nesse caso, mas para empresas maiores, criar boas equipes que tenham bom desempenho e tragam resultados favoráveis ​​pode ser complicado.

A produtividade desempenha um dos papéis mais importantes, se não o mais importante, no sucesso de qualquer ambiente de trabalho e no resultado de qualquer projeto. Vários fatores afetam a produtividade dos funcionários, e a motivação é provavelmente o principal.

Nunca pare de melhorar suas habilidades de liderança

Há muitas coisas que você pode fazer para alcançar a grandeza em qualquer local, mas nada é mais importante do que aprender constantemente e focar em si mesmo, sem nunca esquecer que de vez em quando todos nós merecemos uma pausa.

Não há uma maneira mágica de se tornar um bom líder. Para a maioria, isso não acontece naturalmente, embora algumas pessoas tenham mais facilidade para se comunicar de forma eficiente. No entanto, se esse não for o caso, é preciso aprendizado e prática. Não se trata simplesmente de ler um livro ou fazer uma ou duas sessões de coaching.

Uma boa liderança é uma combinação de muitos fatores. Trata-se de poder expressar suas expectativas e demandas da maneira certa, sem parecer querer ter controle total sobre seus funcionários. Trata-se de ser muito organizado, empático e compreensivo, além de ser capaz de motivar e inspirar seus funcionários de uma maneira que aumentará a criatividade, a produtividade e um desejo real de contribuir.

Há muitas maneiras de aprender a ser um bom motivador, mas antes de qualquer coisa, certifique-se de saber como se motivar. É normal e totalmente compreensível que ninguém pode estar no seu melhor o tempo todo e que todos nós temos altos e baixos, dias ruins e problemas pessoais que podem afetar nossa capacidade de foco.

É por isso que é importante continuar experimentando diferentes técnicas para aumentar sua motivação e poder passar seu conhecimento para seus funcionários.

Acompanhe o comportamento de seus funcionários e identifique maneiras de aumentar a produtividade

Outro desafio que os gerentes enfrentam quando trabalham com equipes remotas é o monitoramento. Mas trabalhar em um ambiente remoto tornou-se algo tão comum que hoje em dia você pode encontrar ótimas soluções para esse problema.

Embora manter suas equipes em altos padrões de trabalho seja muito mais fácil em um escritório, o uso de uma ferramenta de software de monitoramento de funcionários permitirá que você acompanhe o desempenho de suas equipes onde quer que estejam.

É importante observar que monitorar funcionários remotos não significa e não deve significar ter controle total sobre o que eles fazem. Independentemente do ambiente em que estão trabalhando, sem alguma autonomia, as pessoas podem ter melhor desempenho simplesmente porque não são máquinas.

Uma das maiores vantagens de usar o software de monitoramento de funcionários é que ele permitirá que você acompanhe seu comportamento, eficiência e desempenho, o que, por sua vez, permitirá identificar qualquer coisa que possa afetar a produtividade, bem como as condições em que a produtividade é alta.

Garantir uma comunicação eficaz

Claramente, a maior diferença entre trabalhar remotamente e presencialmente em um escritório é a diferença na maneira como nos comunicamos com nossos colegas de trabalho. Os mal-entendidos e a falta de comunicação podem ser devastadores para a eficiência de uma equipe, dificultando a execução de tarefas e a conclusão de projetos no prazo. Também pode afetar negativamente a qualidade do trabalho e, consequentemente, os resultados. Tudo isso pode ser muito desanimador para os funcionários.

Como líder, você deve identificar a melhor maneira de garantir uma comunicação eficaz. Existem ótimas ferramentas dedicadas a facilitar a comunicação entre equipes remotas. Encontre um software adequado que permita organizar reuniões individuais e em grupo, videoconferências, treinamentos, etc., que podem ajudá-lo a organizar chats de trabalho de acordo com assuntos, projetos ou entre cada equipe.

Também é importante encontrar ferramentas de bate-papo adequadas para colegas de trabalho. A comunicação informal no escritório, seja durante os intervalos para o café, após as reuniões ou mesmo durante o trabalho, é extremamente importante para a relação dos funcionários, o que pode aumentar a produtividade.

Pensamentos finais

A taxa de rotatividade de funcionários é um grande problema na maioria das empresas hoje, especialmente aquelas que trabalham remotamente. Isso porque atualmente os funcionários não hesitam em buscar melhores ambientes de trabalho, melhores condições, mais flexibilidade, maiores salários e oportunidades de progressão na carreira.

Seguir essas dicas pode ajudar a melhorar a satisfação do funcionário no trabalho, o que é muito importante para a produtividade. Por fim, a melhor maneira de identificar problemas que afetam a produtividade é ouvir seus funcionários. Portanto, incentive a comunicação aberta baseada na confiança mútua.