Frente fria deve chegar ao Sul de Minas nos próximos dias

Nesta sexta-feira (24), uma frente fria chega ao país e pode ocasionar ventos fortes e chuvas intensas em diversas regiões. Entre sábado (25) e quarta-feira (29), volumes de chuva podem chegar até a 100 milímetros em algumas áreas.

No Acre, um Vórtice Ciclônico em Médios Níveis (VCMN) continuará trazendo chuvas, que têm potencial para chegar a 80mm, enquanto outras áreas das regiões Norte e Nordeste também devem registrar chuvas entre 20mm e 45mm. Em contrapartida, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Tocantins e Piauí terão tempo firme.

Formação de ciclone extratropical

No sábado (25), um ciclone extratropical se formará sobre o Uruguai, e uma frente fria começará a atuar no Rio Grande do Sul. Essa frente não ficará restrita ao território gaúcho; sua passagem deve atravessar o sul do país e São Paulo e chegar ao sul de Minas Gerais na segunda-feira (27). Durante esse período, espera-se volume de chuva entre 20mm e 35mm, com possibilidade de vendavais no Rio Grande do Sul.

Os maiores acumulados de chuva nos próximos cinco dias ficam no Acre, no Amazonas e no norte do Pará e Maranhão; as previsões indicam volumes acima dos 100mm até quarta-feira (29). É importante lembrar que abril marca o início da colheita do café, que pode ser influenciada pelo clima. Os trabalhos de campo do grão para o próximo mês devem ter previsão de chuvas variando entre 20mm e 45mm.

Como se prevenir?

A presença da frente fria e do ciclone extratropical traz instabilidades que podem causar transtornos em diversas regiões.

É recomendável acompanhar diariamente as informações da meteorologia para se preparar adequadamente e evitar possíveis problemas que as fortes chuvas e ventos podem causar.

É importante levar guarda-chuva e agasalho quando precisar sair de casa. Caso tenha um alerta de tempestade, mantenha-se em um lugar seguro ou fique em sua residência.

Para mais informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik