Novas ondas de calor podem atingir Minas Gerais nos próximos meses

As ondas de calor que atingiram o Brasil nas últimas semanas fizeram com que cidades do estado de Minas Gerais batessem recordes de altas temperaturas.

Apesar de ter dado uma trégua desde o último domingo (19), o forte calor ainda pode voltar nas próximas semanas. Saiba mais informações!

Volta das ondas de calor

De acordo com o professor de climatologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Fúlvio Cupolillo, novas ondas de calor podem atingir o país nas próximas semanas e devem permanecer até o mês de fevereiro.

“Desde agosto, o El Ninõ a temperatura da água do oceano pacífico está em 28 °C, com anomalia de 3 °C acima do normal. Isso deve ocorrer até o mês de fevereiro. Ainda não é possível estimar se a temperatura vai aumentar ainda mais”, disse o professor.

O que desencadeia ondas de calor?

O especialista destaca que a onda de calor é frequente durante anos sob a influência do El Niño, elevando as temperaturas no Oceano Pacífico e resultando em seca extrema em grande parte do país.

Em Minas Gerais, o fenômeno eleva os termômetros acima da média, situação acompanhada de baixa umidade do ar. Atualmente, prevê-se que o El Niño irá atingir seu ápice em dezembro, coincidindo com o verão, provocando novas ondas de calor.

Cupolillo explica que a onda de calor ocorre quando a temperatura supera 5 °C da média, persistindo por três a quatro dias consecutivos a cada mês.

No momento, há alerta para a possibilidade de três períodos de calor até fevereiro, quando o El Niño perderá intensidade. Janeiro pode repetir o cenário quente de novembro, durando cerca de três a quatro dias consecutivos. Enquanto que, em fevereiro, há o risco de um “veranico”, período seco na estação chuvosa, que poderá agravar a situação, caso coincida com uma onda de calor.

Imagem: Reprodução/Freepik