Rio de Janeiro registra temperatura de -7°C

No dia 18 de maio, quinta-feira, a menor temperatura registrada na cidade do Rio de Janeiro foi de 15,4ºC, na Vila Militar.

Porém, nos locais de maiores altitudes, a temperatura caiu bem mais, chegando a estar abaixo de zero, próximo de -7ºC. Saiba mais informações!

Rio de Janeiro e regiões têm baixas temperaturas

As temperaturas mais baixas estão sendo registradas na Serra da Mantiqueira, cadeia montanhosa que se estende por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A temperatura mínima de 18/05/2023 na estação meteorológica do Parque Nacional do Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro, foi de -6,9ºC. Não muito longe da cidade, a mínima no município mineiro de Delfim Moreira foi de -5,2°C.

Outras estações da região também registraram mínimas baixas, com -0,6ºC em Maria da Fé (MG), 0,2ºC em Monte Verde (MG) e 2,1ºC em Campos do Jordão (SP). Mais ao leste, na Serra do Mar, no estado do Rio de Janeiro, a temperatura caiu para 6,5°C no Pico do Couto.

No interior de São Paulo, fora da Mantiqueira, a mínima foi de 5,9ºC no município de Rancharia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

As estações Ciiagro também registraram 4,6°C em Cordeirópolis, 5,2°C em Limeira e Terra Roxa, 5,3°C em Itapetininga, 5,4°C em Corumbataí, 5,6°C em Extrema e 5,9°C em Ituverava. Na cidade de São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, a mínima foi de 6,8°C em Marsilaco.

Serra da Mantiqueira registra temperaturas mais baixas

No sudeste do Brasil, a massa de ar frio não tem uma intensidade forte, mas a atmosfera é muito seca na região. Na tarde que antecedeu a madrugada fria do dia 18, a umidade caiu para 10% no Parque do Itatiaia e 12% em Caldas, no sul de Minas.

Em áreas de altitude ou relevo variável, como a Serra da Mantiqueira, o ar mais frio (denso e pesado) flui para as terras baixas durante o processo de resfriamento noturno. Essas baixas são finalmente registradas por estações meteorológicas instaladas justamente nas planícies entre morros e montanhas, que se tornam verdadeiros “poços de frio” nas noites secas, abertas e sem vento.

O ar extremamente seco em clima muito aberto faz com que esfrie ainda mais, como nos desertos, que são frios à noite e quentes durante o dia. Portanto, nesses locais com frio extremo nas primeiras horas da manhã, as tardes são bastante amenas e agradáveis.

Imagem: Reprodução/Freepik