Polícia Militar de Minas Gerais surpreende candidatos e anuncia cancelamento de concurso

Na última terça-feira (5), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informou o cancelamento do concurso de formação de soldados. Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia suspendido o certame por causa da participação limitada de mulheres. O processo ofereceria quase 3 mil vagas.

Saiba mais detalhes a respeito do cancelamento e da decisão do Supremo pela suspensão do processo seletivo.

Polícia Militar de Minas Gerais cancela concurso depois de decisão do STF

O concurso de formação de soldados da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi definitivamente cancelado, conforme anunciado pela entidade na última terça-feira (5). O processo seletivo estava marcado para acontecer no próximo dia 10 de março e ofereceria cerca de 2,9 mil oportunidades.

A decisão do órgão foi tomada cinco dias depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou a suspensão do certame por causa da restrição de 10% das vagas destinadas ao público feminino. Vale destacar que os candidatos poderão pedir o reembolso do valor que foi pago para a taxa de inscrição.

Decisão do STF

O pedido de suspensão do concurso da PMMG, acatado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi apresentado pelo Procuradoria-Geral da República (PGR). Na decisão, o ministro Nunes Marques lembrou de outras decisões da Corte pela suspensão de certames devido à restrição à participação de mulheres.

“A proibição de que mulheres disputem a totalidade das vagas disponíveis em concursos públicos destinados à ocupação de cargos em carreira militar contribui para reforçar a histórica exclusão desse grupo nos ambientes profissional e educacional”, ressaltou o ministro do STF justificando sua decisão.

Vale ressaltar que outros concursos de forças de segurança do Distrito Federal e de estados como Goiás, Pará, Mato Grosso, Santa Catarina e Piauí já foram suspensos pelo Supremo, que alegou o mesmo motivo.

Imagem: Divulgação/Polícia Militar de Minas Gerais