Copasa vai desligar mais de 700 funcionários nos próximos meses

A companhia de saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou na última terça-feira, dia 6 de junho, que recebeu a adesão de 736 empregados ao Programa de Desligamento Voluntário Incentivado (PDVI).

Segundo a empresa, o prazo para aderir ao programa encerrou no dia 31 de maio. Os desligamentos, por sua vez, vão ocorrer dentro de seis meses, a partir deste mês. Saiba mais informações!

Copasa irá desligar mais de 700 colaboradores

A Copasa estima uma indenização de cerca de R$ 115,1 milhões. Esses valores serão contabilizados integralmente no segundo trimestre de 2023.

“A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG informa aos seus acionistas e ao mercado em geral, em continuidade ao Comunicado ao Mercado divulgado em 11 de abril de 2023, que seu Programa de Desligamento Voluntário Incentivado (PDVI), cujo prazo de adesão se encerrou em 31.05.2023, contou com 736 adesões” informou a Copasa.  

No entanto, o número de adesões ao PDVI é menor do que a empresa esperava. A Copasa disse à Reuters, em abril deste ano, que esperava pelo menos 12% de sua força de trabalho total. No final de 2022, a empresa contava com 10.185 funcionários. Isso significa que a Copasa esperava mais de 1200 adesões.

“Os desligamentos estão programados, a critério da COPASA MG, para ocorrer em até 06 (seis) meses, a partir de julho de 2023”, completou a empresa em seu pronunciamento.

O que é PDVI?

O Programa de Desligamento Voluntário Incentivado é um método de desligamento empresarial no qual a contratante concede alguns benefícios aos trabalhadores que decidem sair voluntariamente. Isso ocorre através de um acordo entre contratante e contratado, em que todos os benefícios são planejados e combinados a fim de agradar ambas as partes.

Normalmente, o PDVI, que é uma forma de negociação empresarial legal, ocorre quando a empresa contratante, por diversos motivos, necessita diminuir o número de funcionários de seu negócio.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Divulgação/Copasa