Fechamento de agências da Cemig geram complicações em Minas Gerais
A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) tomou uma decisão que pode prejudicar diversos mineiro: fechar 54 filiais no estado.
Agora os habitantes de algumas cidade precisarão percorrer quase 200 km para resolver um problema na conta de luz ou solicitar um serviço. Entenda a situação!
Agências da Cemig são fechadas em Minas Gerais
Em Lima Duarte, na Zona da Mata, o serviço já estava fechado. O processo de encerramento das atividades da empresa também em outros municípios.
José Márcio Damasceno, morador de Guanhães, no Vale do Rio Doce, explica que, após o fim do atendimento na cidade, o consumidor terá que se deslocar até Itabira ou Governador Valadares para conseguir atendimento.
“Será uma grande perda e desrespeito a toda a população. Além da distância, o custo de deslocamento é alto e o acesso é impossível para pessoas de baixa renda”, protesta o morador.
Emerson Andrada, coordenador do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores em Energia de Minas Gerais (Sindieletro MG), conta que, nos últimos anos, a gestão da Cemig fechou praticamente todas as filiais localizadas em cidades de pequeno e médio porte.
Na avaliação do sindicalista, a decisão é mais uma medida para gerar lucro aos acionistas, pois reduz os custos da empresa. Além da diminuição na qualidade do atendimento, a ausência de uma agência da Cemig significará para os consumidores uma empresa distante e indiferente a seus clientes.
“Quando as pessoas reclamam do mau atendimento, a direção da Terra, que está arruinando a empresa, aponta a privatização como solução. Embora a solução real seja a administração pública voltada para os interesses do consumidor e não dos acionistas”, enfatiza Emerson.
Interior do estado será o mais prejudicado
Wanderson Magela Fernandes, morador de Ipanema, no Vale do Rio Doce, diz que muitos consumidores já estão enfrentando dificuldades no atendimento, porque alguns serviços da Cemig são oferecidos apenas on-line.
“Na época das chuvas, por exemplo, a situação é crítica para quem produz leite. Os produtores não podem se registrar on-line para solicitar o restabelecimento da energia, porque não têm acesso à Internet ou telefone. É muito lamentável”, diz.
O morador explica que com o fechamento da agência a situação vai piorar. A cidade mais próxima para atendimento pessoal, Caratinga, fica a cerca de 80 km. O transporte, que custa no mínimo R$ 80 ida e volta, é oferecido apenas em quatro horários.
Moradores de municípios vizinhos como Conceição do Ipanema, Pocrane, Chalé e Taparuba, que atualmente são atendidos em Ipanema, também ficarão sem atendimento.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Divulgação/Cemig