Cachoeiras no Sul de Minas: Conheça as melhores da região
Você conhece as cachoeiras no Sul de Minas? Alguns municípios da região investem pesado no ecoturismo, que se baseia em três pilares: natureza, conservação e benefícios para a comunidade.
Desde visitas as cachoeiras, até trilhas, atividades de aventura ou só a observação da fauna e da flora do Sul de Minas. As atrações de ecoturismo foram muito procuradas principalmente no período de pandemia, em que as aglomerações não eram permitidas e os encontros eram melhores em locais abertos.
Uma das grandes potências do ecoturismo é poder ir em locais próximos, para evitar grandes deslocamentos – fazendo esse tipo de viagem bem mais barata, sabia?
Melhores Cachoeiras no Sul de Minas
Aiuruoca
A cidade se destaca por ter diversas atividades ligadas à natureza. Com 85 cachoeiras, e muitas delas próprias para banho, as indicações de quedas d’água são:
- Garcias;
- Fundo;
- Tiziu;
- Poço Azul.
Além dos passeios aquáticos, você também pode conhecer a Serra do Papagaio, com outras quedas d’água e diversas trilhas, com paisagens encantadoras.
Gonçalves
Nesta cidade também encontramos cachoeiras para banho e contemplação, além de trilhas e picos diferentes. Além disso, nesta cidade, o turismo de observação de aves vem crescendo, sabia?
Para conhecer, destacamos:
- Complexo Sete Quedas;
- Simão;
- Henriques.
Poços de Caldas
O principal destaque desta cidade é a serra de São Domingo, que é ótima para trilhas, tanto de bicicleta, quanto a pé! Além disso, você ainda encontra voos livres e vistas panorâmicas de toda a região.
Em poços de caldas, você encontra a cachoeira do Véu das Noivas, além da cascata das Antas. Mas, vale lembrar: apesar de serem lindas, não são próprias para banho.
Vale lembrar que algumas dessas cachoeiras são mantidas por unidades de conservação ou estão em propriedade privada, por isso, prepare-se para pagar uma taxa para poder entrar e conhecer os complexos, ou apenas aproveitar o dia na cachoeira no Sul de Minas!
Imagem: Reprodução/Folha