Taxa de desemprego no RJ atinge menor índice em 6 anos
O desemprego na cidade do Rio de Janeiro encerrou o ano de 2022 com a menor taxa em seis anos, como revelado por um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) do Rio.
Os dados, baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e denominados “Taxa de Desemprego do Rio 2002-2022”, apontam uma taxa de desemprego de 10,1% na cidade no ano passado. Saiba mais informações!
Taxa de desemprego tem queda no RJ
Essa taxa representa uma melhora significativa em relação a 2021, quando estava em 14,6%, e é a menor desde 2018, quando registrou 8,2%. Embora ainda acima da média nacional para 2022, que foi de 9,3%, a taxa de desemprego no Rio de Janeiro foi inferior à do estado do Rio, que estava em 12,8%.
O estudo também analisou dados ao longo de duas décadas, de 2002 a 2022, e constatou que a taxa média de desemprego na cidade do Rio foi de 9,32%, inferior à média do estado do RJ (11,6%) e do Brasil (9,7%) no mesmo período.
Impacto da pandemia no mercado de trabalho
A pesquisa destacou o impacto da pandemia de covid-19 no mercado de trabalho do Rio, com a taxa de desemprego atingindo 16,8% no primeiro trimestre de 2020. Esse momento de instabilidade afetou a confiança dos empresários, dificultando a criação de novas vagas.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, ressaltou a importância da estabilidade e da confiança no ambiente de negócios para impulsionar a criação de empregos. Ele revelou que a meta é alcançar uma taxa de desemprego de 8% até 2024, com foco em atrair investimentos e empreendedores para a cidade.
Mauro Osório, economista e professor da UFRJ, acredita no potencial de setores como saúde e petróleo e gás para impulsionar o mercado de trabalho no Rio nos próximos anos. No entanto, ele observou que a cidade ainda precisa superar a crise que resultou na perda de 344.268 vagas de emprego desde dezembro de 2014.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Agência Brasil