Alto índice de evasão escolar gera preocupação em Minas Gerais
Em Minas Gerais, uma tendência preocupante tem se destacado: a evasão escolar está em ascensão. Nas últimas décadas, observou-se uma diminuição significativa no número de alunos nas escolas estaduais. De acordo com dados recentes do Censo Escolar realizado pelo Ministério da Educação, houve uma redução de 23,38% nas matrículas desde 2014.
Principais causas da evasão escolar em Minas Gerais
A queda acentuada no número de estudantes matriculados pode ser atribuída a vários fatores. Especialistas indicam a questão demográfica como um elemento crucial, dado o declínio nas taxas de natalidade. Contudo, fenômenos como a migração para escolas federais e particulares, além da evasão e do abandono escolar, também são fatores influentes.
A pandemia de COVID-19 exacerbou essa tendência, impactando drasticamente o sistema educacional. A transição para o ensino remoto revelou e ampliou desigualdades preexistentes, afetando principalmente alunos de redes públicas. Essa interrupção abrupta exacerbou os índices de evasão e abandono, como evidenciado pelo aumento nas taxas de abandono escolar durante o período pandêmico.
Perante esses desafios educacionais crescentes, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) lançou iniciativas como o programa Busca Ativa, visando reintegrar alunos desvinculados do sistema escolar.
Uma das medidas inovadoras adotadas recentemente pelo Ministério da Educação é o programa “Pé-de-Meia”. Este programa oferece incentivos financeiros para estudantes do ensino médio de famílias inscritas no CadÚnico, com o objetivo de reduzir a evasão escolar, garantindo até R$ 9.200 ao longo de três anos para cada estudante.
Também estão sendo implementados o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) e o Reforço Escolar, que buscam lidar com as lacunas educacionais significativas que surgiram, particularmente durante a pandemia, e assegurar a alfabetização plena até o final do terceiro ano do ensino fundamental.