Bandeira Laranja: Curitiba volta a fechar bares e estabelecimentos.

Nesta sexta feira (27), a prefeitura de Curitiba decretou o fechamento de bares, casas de festas e casas noturnas. O decreto veio depois de a cidade detectar alta no número de casos de Covid e voltar para a bandeira laranja.

As medidas também atingiram a atividade comercial da cidade, só que de uma maneira diferente. Para o comércio, como lojas e shoppings, o horário de funcionamento foi ampliado, dando uma flexibilizada nessas atividades. Já para bares e restaurantes, a medida foi mais restritiva, e os horários de funcionamento foram reduzidos.

De acordo com o decreto, as normas se aplicarão para os próximos sete dias, mas podem ser prorrogados por mais tempo dependendo de como a doença vai se comportar na cidade.

O caso por lá é bastante preocupante. Os leitos de enfermaria estão com ocupação perto de 90%. Além disso, a taxa de transmissão da doença também está alta, em 1,28. Isso quer dizer que cada 100 pessoas portadoras do vírus mais 128 são contaminadas.

As recomendações agora são as mesmas do início do isolamento, quando a orientação era que se priorizasse o trabalho remoto e liberação de trabalhadores que fizessem parte do grupo de risco.

Sobre a segunda onda, o governo diz que já aprendeu algumas coisas com a primeira e se sente preparado para lidar com a ela. Mas não é bem isso que tem acontecido. O número de pessoas infectadas está subindo, os hospitais estão ficando lotados.

As pesquisas da vacina contra a doença estão avançando e o presidente Jair Bolsonaro alegou que assim que tiver liberação da Anvisa, a população vai receber a imunização.