Campanha da Fraternidade: entenda o que é e como surgiu
Você conhece o termo Campanha da Fraternidade? Todos os anos no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – apresenta a campanha como um caminho para converter à quaresma. Neste ano de 2023, a fome é a reflexão a ser seguida durante este período.
A quaresma é o período entre o carnaval e a páscoa, e a motivação para escolher esse assunto foi a urgência e a necessidade de conversar sobre a fome mundial, já que, conforme pesquisa do ano passado da Rede Brasileira de Pesquisa e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, revelou que 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer no Brasil.
Então, um dos objetivos dos fiéis é trazer luz ao tema “Fraternidade e Fome”, com o lema retirado da passagem bíblica Mateus 14,16 “Dai-lhe vós mesmo de comer!”, para fomentar as ações para minimizar o impacto da fome.
O que é a Campanha da Fraternidade?
A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964, como uma proposta da CNBB à Igreja Católica, para celebrar o sentido da Quaresma. Além da oração e do jejum, o objetivo dessa época é trazer à tona a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema – como um caso, a fome.
O primeiro tema da campanha foi “Igreja em Renovação”, e depois, a cada novo ano, um novo assunto foi designado para o pensamento e reflexão. Alguns temas que já foram:
- Partilha;
- Reconciliação;
- Saúde;
- Trabalho;
- Justiça;
- Família;
- Esperança;
- Tráfico Humano;
- Educação (2022).
Toda quarta-feira de cinzas anunciam o novo tema, que durará por 40 dias, o período que antecede a Páscoa. Para este ano, então, a reflexão vai pairar em torno da Fome que milhões de brasileiros enfrentam, que aumentou desde 2020, muito devido à instabilidade do país durante os anos de pandemia.