Cidade histórica do Rio de Janeiro é um excelente destino para finais de semana e feriados
Célebre cidade histórica do Rio de Janeiro, fundada no início do século XVII, Paraty foi um importante centro comercial durante o período colonial, principalmente por sua localização estratégica entre o Litoral Norte de São Paulo e o Rio de Janeiro.
A área onde hoje se encontra Paraty era originalmente habitada pelos indígenas Guaianás, antes da chegada dos portugueses ali, em 1502. Saiba mais sobre a história da cidade!
História da cidade
Durante os séculos XVIII e XIX, a cidade desfrutou de um desenvolvimento econômico e, por isso, transformou-se em um considerável centro comercial e cultural com a construção de várias igrejas, casas e edifícios públicos. Porém, com a abertura do porto de Santos no início do século XX, Paraty perdeu muito de sua importância econômica e ficou relativamente isolada do resto do país.
Somente a partir da década de 1960, com o surgimento do turismo e a valorização do patrimônio histórico, o destino começou a ser redescoberto por brasileiros e estrangeiros e passou por um processo de preservação e revitalização de seu patrimônio histórico e cultural.
Em 1966, Paraty foi declarada patrimônio nacional pelo IPHAN, principalmente por causa de seu centro histórico, que é composto por cerca de 300 prédios coloniais, entre igrejas, casarões, lojas, museus e outras construções importantes.
Cidade histórica é um ótimo destino
Hoje, o destino é popular não apenas por suas praias, que podem ser vistas em um passeio de barco, mas também por sua rica história colonial e arquitetura bem preservada. Os visitantes podem explorar as ruas de paralelepípedos da cidade velha, onde se encontram antigas fortalezas militares, casas coloridas em estilo colonial, praças históricas e igrejas barrocas.
A cidade tornou-se um importante porto de comércio de ouro e pedras preciosas das minas de Minas Gerais, além de ser um importante escoadouro do açúcar produzido na região. Além disso, também é palco de diversos eventos culturais, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
Outro atrativo importante para entender o passado de Paraty é o Caminho do Ouro, uma trilha histórica que servia para transportar o metal precioso e outras riquezas da região mineira até o porto local durante o período colonial. O trecho, hoje mais preservado e mais acessível, fica às margens da atual rodovia Paraty-Cunha e é uma ótima opção para os amantes de caminhadas e ecoturismo.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/WikiMedia