Copacabana: Saiba mais sobre o famoso bairro do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é o principal destino para turistas estrangeiros no país e um dos bairros que mais chama atenção é Copacabana. O bairro carrega muita história, cultura e sempre serviu de inspiração para produções musicais, televisivas e fílmicas.

Há muito mais em Copacabana do que uma das praias mais famosas do mundo. É um bairro do qual o carioca se orgulha, por onde costuma andar e olhar, todos os dias, os turistas encantados com tanta beleza. Conheça mais sobre o famoso bairro!

Conheça mais sobre Copacabana

Caminhando poucos minutos a pé ao longo das famosas calçadas, com o seu desenho em ziguezague de pedras portuguesas, você verá visitantes de todas as idades e origens hipnotizados pela beleza natural e pelos vários edifícios do local.

Há alguns anos, havia uma rota art déco em Copacabana, que destacava principalmente os prédios da Praça do Lido ao Leme. Esse estilo apareceu em 1923, na França. A influência da estética está presente nas fachadas, nas entradas dos prédios, nas decorações e em diversos imóveis do bairro.

No Rio de Janeiro, Copacabana e o centro da cidade, sem dúvida, concentram o maior número de construções nesse estilo, tornando o passeio uma verdadeira viagem pela história da arquitetura.

Quando o assunto é arquitetura, o entorno também possui referências importantes. Uma portaria da década de 1990 garante a proteção e a preservação de exemplares arquitetônicos criados entre as décadas de 1920 e 1950, denominada Área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC) do Lido e adjacências.

As fachadas, portões e entradas de vários edifícios são frequentemente fotografados e já trouxeram exposições de arte. Em uma das churrascarias mais tradicionais do Rio, a Churrascaria Palace, que recebeu o título de patrimônio cultural em 2022, é possível ver muitas fotografias e pinturas retratando a beleza dos prédios de Copacabana.

Outro edifício notável que se destaca na orla é o Copacabana Palace Hotel, que completa 100 anos em agosto de 2023. A fachada do edifício principal foi recentemente renovada para celebrar essa data.

Cultura do bairro

O famoso bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro carrega muita história e cultura. Primeiro, foi o lar de muitos artistas de destaque na década de 1950 e foi ali, em um local conhecido como Beco das Garrafas, que nasceu o movimento Bossa Nova.

Elis Regina, Wilson Simonal, Luís Carlos Miele, Edu Lobo e Baden Powell são alguns dos artistas que viveram ou circularam na época. Rapidamente, o estilo musical conquistou o Rio de Janeiro e o mundo.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Divulgação/Copacabana Palace