Dória anuncia vacina para 25 de janeiro, mas Anvisa rebate “Os estudos ainda não encerraram”

O governador do estado de São Paulo, João Dória, anunciou que o programa de imunização paulista está previsto para iniciar em 25 de janeiro do ano que vem. As vacinas serão disponibilizadas à população gratuitamente através do sistema público de saúde do estado.

Apesar de estar prevista para ser disponibilizada no estado de São Paulo, Dória informou que a vacinação não será restrita apenas aos paulistanos, mas também a todos os brasileiros de outros estados que estejam em solo paulista. A informação é de que serão disponibilizadas mais 4 milhões de doses para outras cidades de São Paulo.

O diretor da Anvisa, porém, rebateu o governador e disse que as vacinas ainda estão em estudo e não há protocolo de nenhuma das quatro vacinas para serem analisados. Quando a agência recebê-los, ainda há o prazo de 60 dias para ser analisado e só então liberado.

Ele disse que não pode colocar prazo, visto que ainda não começaram as análises e os processos estão sempre sujeitos a intervenções e alterações. Falou ainda que a população está sofrida com a pandemia e com informações conflitantes, por isso o melhor é não gerar expectativas.