Golpe da compra falsa faz vítimas no Mercado Livre; veja como evitar

Criminosos estão aplicando um novo golpe nos vendedores online. Se você está com vontade de criar o seu próprio negócio, fique atento aos possíveis golpes.

Os mafiosos convencem que a transação do produto seja realizada através do Mercado Livre, dessa forma, eles recebem os produtos sem se quer pagar por eles.

Essa mercadoria é enviada pelos correios, os respectivos e-mails são a principais fontes de comunicações entre os golpistas e os fornecedores, mensagens essas muito bem elaboradas que levam vítimas a caírem nas fraudes.

Anna Castro foi uma das pessoas que iria cair nas mãos desses meliantes, a jovem tentou vender um iPhone na plataforma digital, “Assim que coloquei o anúncio grátis no Mercado Livre e na OLX, recebi um e-mail e uma mensagem dentro do site pedindo algumas explicações e querendo tirar dúvidas sobre o aparelho”, disse Anna.

mercado livre site
(Foto: Ângelo Venturi/E-Commerce Brasil)

A moça relata que recebeu um e-mail confirmando a compra da suposta pessoa, tudo nos conformes, todos os dados de um comprador e até mesmo a etiqueta de envio que vendedores do Mercado Livre usam como padrão, “Se não se atentar no endereço de e-mail, você realmente cai no golpe”, afirmou.

Mesmo usando toda roupagem parecida com as originalmente usadas por vendedores online da plataforma, é possível observar alguns detalhes que entregam o golpe, como por exemplo a linguagem utilizada entre essas comunicações.

Por sorte, a jovem se atentou aos detalhes principais e evitou que fizesse o envio do celular, caso contrário o seu prejuízo seria de R$ 1.862,90 reais.

Anna conta que não registrou o boletim de ocorrência, muito menos contatou a plataforma do Mercado Livre, contudo, se você foi vítima desses golpes, vá a delegacia e registre o seu boletim de ocorrência.