É #FAKENEWS mensagem com link de cadastro para votar em casa

Muitas pessoas tem sido alvo de Fake News espalhadas pelas redes sociais, a maioria desses conteúdos “informativos” são compartilhados via WhatsApp. Dessa vez a nova mensagem FAKE traz como tema as eleições 2020.

O aviso traz o seguinte comunicado:

“Programa do governo faz cadastro para votar em casa pelo celular.

Para evitar aglomerações no dia das Eleições 2020, o Governo Federal criou o programa Vote em Casa.

Todos os eleitores podem se cadastrar e votar através do telefone celular. O voto online substitui o voto presença.

Você pode votar de casa, da praia, ou de qualquer celular.  Para garantir o acesso vote online:”(em seguida disponibilizada de um link, que segundo a notícia, seria destinado ao cadastro de eleitores.)

Contudo, a mensagem acima é FALSA. Esse programa não existe, além de dar um conteúdo totalmente mentiroso, os criminosos ainda usam da imagem do aplicativo do TSE, o E-título para enganar pessoas.

De acordo com o TSE esses conteúdos servem para adquirir informações pessoais, como as que estão no aparelho celular, ou até mesmo as que solicitam no suposto cadastro, com o intuito de praticar golpes.

Ao clicar em links parecidos como esses acima, informações de cadastros de bancos, empresas e contas físicas e jurídicas, passam a ficar na mira dos infratores.

É necessário ficar atento a toda e qualquer informação referente a algum programa do governo, toda notícia verídica é publicada e anunciada por próprios meios federativos, seja pelas mídias em jornais, televisão, e até mesmo em redes sociais.  Portanto, não confie em todas as mensagens que circulam por ai.