Grande barranco causa medo aos moradores de Lafaiate-MG

Desde o dia 8 de janeiro de 2022, várias famílias da cidade de Lafaiate, interior de Minas Gerais, enfrentam um grande drama.

Elas foram obrigadas a deixar suas casas devido a um desastre natural com a queda de mais de 100 metros de barranco que bloqueou pelo menos 5 residências no Bairro Santa Efigênia. Saiba mais sobre a situação!

O medo dos moradores de Lafaiate

Ao acontecer o desastre, em meio ao desespero, os moradores tiveram que sair às pressas de suas residências. Um dos moradores dessas casas, Enir da Silva, comentou que foi um grande drama. Ele morava naquele local com a família há mais de 30 anos.

Depois de um susto inicial com a possibilidade de novas quedas, o desfiladeiro aberto ainda está intacto, causando medo e incerteza aos moradores.

Desde então, eles tentaram em vão encontrar uma solução para o problema geológico com rachaduras que continuam se abrindo devido ao movimento da terra.

Busca por soluções

No dia 16 de setembro de 2022, um grupo de moradores foi à Câmara dos Vereadores buscar apoio. Com cartazes e esperando uma resposta encorajadora para o drama que viviam diariamente, eles ouviram expressões apaixonadas de apoio e encorajamento.

No mesmo mês, durante as discussões do plenário, a moradora de Frei Leopoldo, Renata Cordeiro, se emocionou e chorou diante da situação. Sua casa fica a menos de 30 metros da cratera, e a possibilidade de novos deslizamentos de terra assustam sua família.

O seu medo é tão grande que todos os dias ela mede com uma tampa de caneta o tamanho da rachadura na parede de sua casa.

De acordo com ela, depois que o barranco caiu, novas rachaduras se abriram na rua e em muitas casas, o que significa que o terreno está se movendo. Esse fato preocupa ela e outros moradores.

Insistência dos moradores

Após discussão no plenário, um dos moradores comenta: “Já ouvimos vários secretários dizendo que existe um projeto e que não há licitação. As chuvas estão chegando e são a justificativa para não iniciar a obra, mas agora já passaram e estamos aguardando um parecer específico do município. Ou vamos esperar por uma nova tragédia? Queremos voltar para nossas casas”.

Após intensa discussão e troca de farpas entre os vereadores, o Líder do Governo, o vereador João Paulo Pé Quente (União Brasil), entrou em contato com o prefeito de Lafaiate, Mário Marcus (União Brasil). Com isso, ficou marcado para a última segunda-feira, dia 10 de abril, um encontro para os moradores pedirem uma solução definitiva para a cratera.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Divulgação / Correio de Minas