Laticínios de municípios do Sul de Minas são autuados em R$ 200 mil
Oito empresas fabricantes de produtos laticínios foram autuadas e cinco receberam advertências durante a Operação Lactose-Etapa II realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em 14 municípios do Sul de Minas.
A operação teve como objetivo fiscalizar as condições ambientais dos empreendimentos fabricantes dos produtos laticínios na região sul mineira, devido aos impactos ambientais advindos da preparação do leite e da fabricação desses produtos.
As ações foram executadas nas cidades de Machado, Alfenas, Areado, Alterosa, Campos Gerais, Elói Mendes, Jesuânia, Paraguaçu, Varginha, Três Corações, Três Pontas, Boa Esperança, Olímpio Noronha e Heliodora.
Como foi a operação Operação Lactose-Etapa II
Para fiscalizar a existência de atos autorizados de correspondência e suficiência das medidas de controle ambiental nessas produções, as equipes usaram veículo da Semad, trena a laser, GPS e tablet.
Entre as principais irregularidades identificadas estão: ausência do licenciamento ambiental; ocorrência de poluição ou de deterioração ambiental; captação sem outorga; deixar de comunicar o encerramento ou a paralisação temporária das atividades.
De acordo com informações do Sistema de Decisões do Processo Licenciamento do Estado Minas Gerais (SisLic), atualmente existem em torno de 264 empreendimentos detentores do licenciamento ambiental em variadas modalidades e responsáveis pela atividade fabril dos produtos lácteos na região sul mineira. Essa é considerada uma das atividades mais expressivas do agronegócio na região.
Estrutura correta para os produtores de laticínios
O diretor regional de Fiscalização do Sul de Minas, Elias Venâncio Chagas enfatiza que, independentemente da capacidade operativa dos empreendimentos responsáveis pela fabricação dos produtos lácteos, eles devem ser dotados de equipamentos e estruturas associadas ao efetivo tratamento e disposição dos subprodutos, resíduos sólidos, emissões atmosféricas e os efluentes líquidos industriais.
Dessa forma, o descarte e o lançamento desses resíduos atenderão aos parâmetros estabelecidos nos instrumentos normativos aplicáveis.
A operação concluiu-se na última sexta-feira, 17, e resultou em infrações na ordem de R$ 200 mil.
Para mais informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik