Minas Gerais fica em segundo lugar em ranking de estados que mais gastam com bebidas alcoólicas no Brasil
De acordo com o IPC Maps, em 2022, Minas Gerais foi o segundo estado que mais desembolsou dinheiro com bebidas alcoólicas no país, ficando atrás apenas de São Paulo.
O valor gasto pelos consumidores mineiros, no ano passado, foi de R$ 2.828.206.519, o que representa um aumento de 9,6% em relação ao ano anterior. Esse gasto gerou um comprometimento médio de 0,5% da renda dos consumidores do estado.
Existe expectativas para o aumento do índice de consumo para 2023. De acordo com Matheus Daniel, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel), o crescimento estimado para este ano é de 10% comparado a 2022.
Onde ocorre o maior consumo de bebidas alcoólicas?
Grande parte desse consumo alcoólico ocorre nos setores de alimentação, como restaurantes e bares. Esse fator foi impulsionado pela retomada das atividades após as restrições impostas pela pandemia.
Para Marcos Pazzini, responsável pelo estudo, esse cenário potencializa os investimentos no Estado e torna Minas Gerais ainda mais atrativo para fabricantes e investidores do ramo das bebidas alcoólicas.
Preocupações na área da saúde pública
Entretanto, a pesquisa revela um cenário preocupante na área da saúde pública. Belo Horizonte liderou o ranking de capitais com maior consumo abusivo de álcool divulgado pelo Ministério da Saúde em 2021. Cerca de 25,2% dos moradores da cidade consomem mais de quatro doses de bebidas alcoólicas em um período de 30 dias.
Esse efeito preocupante reflete diretamente na saúde pública do estado. Embora haja uma perspectiva positiva, principalmente para os setores que giram em torno do consumo dessas bebidas, há uma crescente preocupação quanto aos impactos negativos sobre a saúde da população e o possível vício em álcool.
É importante destacar que essa alta no consumo deve ser acompanhada de perto pelas autoridades competentes dentro da esfera da saúde pública, garantindo assim uma maior conscientização sobre os riscos relacionados à saúde e o possível combate ao alcoolismo.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik