Minas Gerais oferece mais de 100 mil vagas para crianças que precisam de reforço escolar

O programa Fortalecendo Escolas 2023, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG), está abrindo mais de 100 mil vagas de reforço escolar em 4 mil salas de aula em todo o estado.

O programa de reforço incluirá as séries do ensino fundamental I, ou seja, do 2º ao 5º ano, e do fundamental II, do 6º ao 9º ano, além de todos os anos do ensino médio.

As inscrições vão até o dia 19 de abril, enquanto que as aulas estão previstas para começar no dia 20 do mesmo mês. O objetivo do programa é ajudar os alunos da rede estadual de ensino a melhorarem seus resultados escolares.

Como fazer parte do programa de reforço escolar?

Com base na lista de interessados ​​em participar do projeto, os diretores das escolas devem entregar aos pais ou representantes legais dos alunos um documento que deverá ser assinado para autorizar a participação no projeto.

As aulas serão ministradas com uma metodologia diferenciada, com ensino personalizado para focar nas dificuldades de cada aluno. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os alunos que aderem ao programa têm melhores resultados em português e matemática do que os que não aderem a ele.

O número de participantes em 2021 ultrapassou a marca de 80 mil, e em 2022, o programa atendeu aproximadamente 90 mil alunos.

Como serão as aulas?

Serão 2 horas de aula de português e 2 horas de aula de matemática, totalizando 4 horas por semana. Os alunos que são matriculados na escola no turno da manhã frequentarão as aulas de reforço no turno da tarde ou no 6º turno, logo após o último horário das aulas normais.

Já para os alunos do ensino médio, os alunos do 1º e 2º anos terão suas aulas no contraturno. Os alunos do 3º ano terão as aulas no horário extra, 6º horário, após o fim das aulas normais.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Freepik / freepik.com