Minas Gerais tem aumento surpreendente no número de divórcios no estado

O estado de Minas Gerais assinalou um aumento de 62% nos números de divórcios e inventários efetuados em cartório. Essa informação são segundo dados levantados pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Mineira (CNB-MG).

Na pesquisa, foram analisados os casos de divórcios que não envolvem a guarda de crianças e em que há consenso entre ambas partes do processo, além dos inventários que são menos complexos.

Entre 2021 e 2022, foram formalizados 15.163 divórcios em Minas Gerais. Entre 2007 e 2020, foram 6.720. Saiba mais informações sobre o aumento desses números!

Motivos para o aumento dos números de divórcios

No levantamento, é apontado que a desjudicialização, ou seja, a remoção de processos que antes eram possíveis apenas na Justiça, teve influência para que o estado tenha registrado o aumento de divórcios e inventários em cartórios nos últimos dois anos, em relação à média do período antes das mudanças.

“Hoje, colocamos o cartório no celular das pessoas. Às vezes a pessoa não tem tempo de contratar advogado, comparecer em audiência, arcar com custos e ter que encontrar com o ex-cônjuge para resolver toda burocracia na justiça convencional. Já no caso dos inventários, os processos duravam em média três ou quatro anos, mesmo sem briga no judicial. No extrajudicial é possível fazer o inventário em torno de 90 dias” relatou o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais, Victor de Mello e Moraes

Segundo o Colégio Notarial do Brasil – Seção Mineira (CNB-MG) com o andamento do movimento de desjudicialização, as opções adotadas durante o período da pandemia de Covid-19, o número de pedidos anuais de divórcio e inventários ocorridos entre 2021 e 2022 um total de 65.515 processos, o que representa um aumento de 62% em relação a 2007 e 2020, quando foram registradas 20.243 ações.

Divórcios agora podem ser requeridos de forma online

Atualmente, é possível requerer divórcios e inventários de forma 100% digital, através do site e-Notariado, que permite a tramitação de processos em cartórios de forma on-line, através de chamadas de vídeo com tabelião e assinatura digital, disponibilizada gratuitamente. Desde maio de 2020, o novo modelo está disponível em Minas Gerais.

“O grande motivo do aumento atual é a facilidade do eletrônico que foi impulsionado pela pandemia, onde as pessoas conheceram as plataformas. Isso foi determinante pro início disso tudo,” enfatizou Victor.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik