Minas Gerais tem 18 das 20 cidades que mais esquentaram em 2023

Um estudo realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), e divulgado com exclusividade pela mídia, apresenta quais cidades brasileiras experimentaram os maiores aumentos de temperatura no ano anterior.

A grande maioria dessas cidades está localizada na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, com 18 das 20 cidades listadas sendo desta área. Esses dados inéditos forneceram subsídios para uma ferramenta desenvolvida pelo GLOBO, permitindo verificar o grau de aquecimento em diversas localidades brasileiras.

Aquecimento Alarmante: As Cidades Brasileiras Mais Afetadas em 2023

Turmalina, em Minas Gerais, liderou o ranking, com um aumento de temperatura de até 5,52 graus Celsius acima da média das máximas diárias. As únicas exceções fora do Vale do Jequitinhonha foram Urandi, na Bahia (em 14º lugar), e Confins, também em Minas Gerais (em 17º lugar).

Para identificar as áreas do Brasil que mais aqueceram, considerando aquelas com as maiores anomalias de temperatura positiva, a cientista Ana Paula Cunha e sua equipe do Cemaden analisaram dados de estações meteorológicas oficiais e de satélite de todos os 5.570 municípios brasileiros ao longo de 2023. Cada mês foi comparado com a climatologia correspondente ao período.

O intenso calor no Vale do Jequitinhonha não surpreendeu os pesquisadores, pois estudos anteriores realizados pela equipe do Cemaden já haviam apontado essa região como uma das que mais aqueceram nas últimas seis décadas no Brasil.

Ana Paula Cunha ressalta que, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul e de partes do litoral da Bahia, todo o Brasil experimentou temperaturas mais elevadas em 2023, sendo este um dos anos mais quentes em décadas. Os dados referentes ao início de 2024 ainda estão em processo de análise.

Ela destaca que a tendência de aumento da temperatura é evidente do Norte do Paraná para cima, superando até mesmo as previsões do IPCC, que previam um agravamento do calor principalmente no Norte e no Nordeste. Além disso, regiões do Centro-Oeste e partes do Sudeste têm registrado aumentos de temperatura consideráveis.

Um total de 45 municípios apresentaram anomalias iguais ou superiores a 5°C, todos localizados em Minas Gerais e Bahia. Destes, 38 estão em Minas, sendo 28 no Vale do Jequitinhonha e 10 em áreas adjacentes, com apenas Confins fora dessa região. Os outros sete municípios estão na Bahia, contíguos ao vale.

Imagem: stefamerpik/Freepik