Não votou? Entenda como acompanhar a justificativa eleitoral

As eleições 2020 foram bastante atípicas devido à pandemia do coronavírus que vem se alastrando pelo mundo desde dezembro do ano passado. As recomendações de segurança separaram horário para votação de pessoas que fazem parte do grupo de risco e exigiram uma série de cuidados especiais.

O uso do e-título também foi liberado e ele serviu para identificação dos eleitores. Porém, por ter um grande número de acessos, pouca gente conseguiu usar o aplicativo e muitos optaram pelos documentos de identificação tradicionais.

Como era de se esperar, o número de abstenções foi bastante elevado. Muita gente deixou de votar por medo de contrair o vírus e decidiu pela justificativa do voto. Este ano, a justificativa pôde ser feita pelo aplicativo do e-título, além dos meios já tradicionais (internet e sessões eleitorais).

Quem optou por justificar pela internet, no site da justiça federal, deve acompanhar seu requerimento seguindo os seguintes passos:

  1. Entre no site justifica.tse.jus.br;
  2. “Consultar requerimento de justificativa”;
  3. Agora é necessário colocar um código de acompanhamento e inserir a data em que você nasceu;
  4. Quando você clicar em “avançar” vai aparecer a opção “situação”. Você deve clicar para consultá-la.

No fim desse processo você verá a situação de seu requerimento. Se estiver em aberto é porque ainda não foi analisado. Caso já tenha sido visto estará como concluído.