Novo golpe do Pix está sendo aplicado e fazendo várias vítimas! Saiba como se proteger

Lançado em 2020 pelo Banco Central, o Pix é um sistema de pagamento prático e simples, que apenas durante o ano de 2022 foi capaz de movimentar trilhões de reais.

Embora tenha facilitado significativamente os pagamentos, agora a ferramenta está sendo utilizada como um meio para aplicar golpes.

Fingindo fazer parte do Serasa, os criminosos enganam vítimas diariamente. Por essa razão, se faz necessário saber quais são as melhores formas de se manter seguro. Veja a seguir como funciona e como podemos nos proteger do golpe.

Pix no celular
Imagem: Reprodução / Agência Brasil

Como funciona o golpe?

O Serasa é uma entidade de proteção ao crédito que é usada pelas empresas para identificar quem está com o CPF negativado ou com alguma inadimplência, além de fornecer meios para a população quitar suas dívidas.

Para o golpe, os criminosos criam documentos falsos, fingem ser funcionários do Serasa, e com isso enganam os cidadãos, fazendo com que estes paguem contas acreditando estar regularizando sua situação financeira. Mas na verdade, estão sendo vítimas de um golpe.

De acordo com a entidade, três em cada dez boletos pagos são falsos. Por essa razão, criou-se a ferramenta Validade de Boletos e Chaves Pix, capaz de identificar quais boletos ou chaves são verdadeiros.

Como se proteger do golpe?

Para conferir se um boleto ou chave Pix é verdadeiro, o usuário deve acessar o site do Serasa, fazer login e procurar pela aba “opções”. Em seguida, deve clicar em “validação de pagamentos” e informar o boleto ou chave Pix para fazer a averiguação. Se não for um boleto válido, realmente feito pelo Serasa, é importante entrar em contato com a empresa credora.

É válido ressaltar que os golpes envolvendo as chaves Pix são novos e já preocupam as autoridades competentes, os motivando a criar ferramentas para contornar o problema. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de realizar transações financeiras por meio desse sistema. Fique atento!