Operação Kayapó: indígenas da região sudeste do Pará recebem atendimento médico e insumos

A Operação Kayapó é uma parceria da Secretaria Especial de Saúde Indígena, Distrito Sanitário Kaiapó da região e o Ministério da Defesa e Ministério da Saúde, que leva atendimento médico e insumos para indígenas no sudeste do Pará.

8c3ba0b1 4738 42dc b991 c2e2fc106b75 1
Foto: Divulgação/Ministério da Defesa

São mais de 3 mil pessoas alcançadas, que vivem em 6 aldeias no Norte do país. Elas são atendidas em caráter emergencial, devido ao grande risco que correm diante do novo vírus que tem circulado pelo planeta. Por terem menor resposta imunológica a esse tipo de doença, eles precisam de atendimento especializado para prevenção da Covid-19.

Para deslocamento das equipes, foram disponibilizados aviões e helicópteros do exército brasileiro. São 26 profissionais da saúde e mais de 3 toneladas de insumos, que já foram distribuídos nas aldeias.

641f4dd3 12c1 43bb b7c9 c81b1c42837f
Imagem reprodução Governo Federal/ gov.br / Operação Kayapó

Os profissionais são das mais diversas áreas, incluindo pediatras, ginecologistas, psicólogos, entre outros. A Sesai já presta atendimentos aos povos indígenas numa escala menor. Essa operação vem como um fortalecimento, para minimizar os efeitos da pandemia e prevenir a infecção de um maior número de indígenas. 

Indígenas vítimas da Covid

Desde o início da pandemia, mais de 490 indígenas já faleceram vítimas do novo coronavírus, e mais de 13 mil já foram contaminados. Recentemente, o Cacique Raoni esteve internado em decorrência de complicações da doença, mas deixou o hospital e seu quadro de saúde já está próximo do normal.

No ano de 2021 o Brasil terá mais indígenas em suas câmaras de vereadores, o que pode significar mais ações em prol dos povos originários do Brasil.