Patrimônio histórico brasileiro será revitalizado no RJ

Um dos grandes patrimônios históricos do Rio de Janeiro passará por uma revitalização. O grande casarão rosa, de quase 170 anos, é uma joia que não passa despercebida na agitação frenética do centro da cidade, mas poucos cariocas fazem ideia do tesouro preservado por dentro.

O Palácio do Itamaraty, carrega um legado de valor incalculável para a história brasileira e, por isso, passa pela necessária revitalização para restaurar não só a estrutura física, mas também o acervo de mapas, livros, obras de arte e móveis que emolduraram alguns dos momentos mais marcantes da formação do Brasil como país. Saiba mais informações!

Importante patrimônio histórico do Rio de Janeiro

O prédio conta com uma arquitetura neoclássica, encomendada a dois arquitetos franceses anônimos por ordem do filho do primeiro barão de Itamarati, contrasta com dois prédios vizinhos igualmente icônicos em um dos trechos mais movimentados da região central da cidade: a estação ferroviária Central do Brasil e o Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste.

Além disso, fica a poucos metros do Campo de Santana, em torno do qual se concentram muitos outros endereços que fazem parte da história do Império e da República.

O conjunto arquitetônico instalado em uma área de 17.000 m² conta com quatro edificações construídas em torno de um bucólico lago decorado com fontes.

Elas são: o palácio principal na fachada, que atualmente abriga o Museu Histórico Diplomático do Itamaraty; a biblioteca, que fica ao fundo; um bloco de serviço; e as cavalariças, onde antes ficavam as cocheiras, que serão transformadas em salas para exposições temporárias.

O complexo inclui ainda o edifício Niterói, do outro lado da Rua Visconde da Gávea, que abrigará a administração do palácio e o laboratório de pesquisas.

Restauração do edifício

A obra de restauração, já aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e inicialmente orçada em R$ 36 milhões para o projeto básico, está sendo financiada por meio de convênios com empresas públicas e privadas como a Itaipu Binacional e emendas de deputados, além do apoio do BNDES.

Até o final de 2026, cariocas e turistas devem receber de presente um prédio ampliado e modernizado que proporcionará maior conforto e segurança para pesquisadores, funcionários e visitantes.

A entidade sem fins lucrativos Instituto Pedra é responsável pela captação de recursos e pelo acompanhamento da execução de projetos com base em convênio de cooperação firmado com o Ministério das Relações Exteriores.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/WikiMedia