Polícia Civil de MG revela número assustador de desaparecimentos diários no estado

A maioria das pessoas desaparecidas em Minas Gerais são homens. A informação foi divulgada pela Polícia Civil na última quinta-feira, 25 de maio, em Belo Horizonte, por ocasião do Dia Internacional da Criança Desaparecida.

Em 2022, 6.758 pessoas desapareceram no estado. Dessas, 64,7% são adultas, 25,11% são adolescentes e 2,48% são crianças. Saiba mais informações!

Desaparecimentos em Minas Gerais

A informação mostra que cerca de 18 pessoas desaparecem todos os dias em Minas, o que corresponde a 10% das estatísticas do Brasil. Porém, segundo a instituição, 12 deles são encontrados todos os dias.

A delegada Bianca Landau, da Divisão de Referência de Pessoas Desaparecidas (DRPD), disse que a maioria dos homens desaparece voluntariamente e as motivações podem ser uso de drogas, consumo de álcool e sofrimento mental.

O conselho da polícia é que os boletins de ocorrência devem ser feitos o mais rápido possível e que não há prazo legal para registrar uma pessoa desaparecida.

“A partir do momento que os familiares percebem a mudança da rotina, eles podem fazer o registro do boletim de ocorrência. O quanto antes dermos início às investigações, teremos mais chances de encontrarmos a pessoa viva”, ressaltou Bianca.

Questões apontadas na pesquisa

A delegada também ressaltou dois problemas que foram concluídos na pesquisa. Muitas pessoas desaparecem voluntariamente e voltam para casa quando querem, mas os parentes não voltam à delegacia para informar o paradeiro. Em outros casos, as famílias não vão à delegacia para registrar o desaparecimento, preferindo investigar por conta própria.

Bianca explicou que a maioria dos casos tem um desfecho feliz, pois as pessoas desaparecidas são encontradas vivas e bem. Segundo o delegado, “infelizmente, uma parte menor é encontrada morta”.

Desaparecimentos de menores de 12 anos são raros, mas quando ocorrem, segundo a delegada, é porque saem voluntariamente de casa devido a conflitos familiares como violência doméstica, desconforto e desentendimentos com os pais e aliciamentos online.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Divulgação/Polícia Civil de Minas Gerais