Ponte Rio-Niterói foi atingida por navios assim como a Ponte Francis Scott

As pontes são estruturas fascinantes, capazes de conectar cidades, pessoas e culturas. São símbolos de engenhosidade humana e resiliência diante dos desafios geográficos. No entanto, por mais sólidas que sejam, não estão imunes a acidentes, especialmente aqueles envolvendo grandes embarcações.

Recentemente, a Ponte Francis Scott Key, em Baltimore, Estados Unidos, teve um de seus pilares atingidos por um navio cargueiro, levando ao seu desabamento nas gélidas águas do Rio Patapsco. Este evento ilustra a vulnerabilidade dessas construções diante da força da natureza e da atividade humana.

Ponte Rio-Niterói também foi palco de acidentes

No Brasil, a emblemática Ponte Rio-Niterói também já foi palco de episódios semelhantes, apesar de sua robusta estrutura. Um dos casos mais memoráveis ocorreu em novembro de 2020, quando um “navio-fantasma”, arrastado por fortes ventos durante uma tempestade, acabou colidindo com a ponte.

O episódio do navio São Luiz não foi um caso isolado na trajetória da Ponte Rio-Niterói. Ao longo dos anos, essa estrutura já foi palco de outros acidentes semelhantes, que desafiaram sua integridade. Um desses episódios aconteceu em 16 de maio de 1978, quando o cargueiro Iracema, arrastado por ventos de 70 km/h, colidiu com a ponte, causando avarias leves em três de seus pilares.

Apesar do susto e dos possíveis transtornos, a reação da comunidade nos mostra a resiliência e a solidariedade humanas. No caso do choque do navio-fantasma com a Ponte Rio-Niterói, os motoristas que estavam na ponte naquele momento precisaram de paciência, uma vez que o tráfego foi interrompido por três horas.

Outros navios também tiveram incidentes envolvendo a Ponte. Em 16 de maio de 1978, o navio cargueiro Iracema colidiu com a estrutura após ser arrastado pela Baía devido a ventos de 70 km/h. Três pilares sofreram danos leves como resultado do impacto.

Em 2 de janeiro de 1987, uma plataforma da Petrobras derrubou um poste próximo à ponte. A plataforma, chamada Santos Dumont, estava sendo reparada em um estaleiro quando foi arrastada para o meio da Baía.