Rio de Janeiro irá receber novo presídio para zerar superlotação

Na última segunda feira, 10 de abril, em entrevista à GloboNews, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, discorreu sobre o projeto de construção de um novo presídio de segurança máxima no estado do Rio de Janeiro.

Ainda segundo o governador, a ideia é criar mais de 20 mil novas vagas para que o estado possa zerar a superlotação. A intenção é que o novo prédio seja construído na Zona Norte do estado do Rio de Janeiro. Saiba mais informações e motivos para a construção de um novo presídio!

Motivos para a construção de novo presídio

O edifício Bangu 1, que fica localizado no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi construído há 35 anos, com o intuito de oferecer o sistema de segurança máxima.

Porém, de acordo com o próprio governador, o presídio não cumpre mais o papel para o qual foi idealizado. Por essas questões, o governo acaba pedindo a transferência dos detentos mais perigosos para presídios federais fora do estado.

“Bangu, de fato, não é um presídio de segurança máxima. Tanto que, quando a gente tem problema, a gente pede vaga para os presídios federais. Então, se foi um dia, já não é há muito tempo. E a gente tem, sim, tido a necessidade de isolar algumas lideranças para que elas não comandem nem tráfico de drogas, nem milícia, nem drogas.”, disse o governador.

Presídio industrial

Segundo o governador Cláudio Castro, a intenção é que o presídio que será construído no norte do Rio de Janeiro tenha características de um presídio industrial.

Isso para que as indústrias possam levar para esse local parte de suas cadeias produtivas e os detentos possam trabalhar para tentar se ressocializar, além de diminuir a pena.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik