Abastecimento de água é retomado na Zona Sul após serviço na Tronco
Desde a conclusão do serviço de rebaixamento de adutora de água na madrugada desta terça-feira, 24, na Vila Cruzeiro do Sul, o sistema de abastecimento na região foi retomado e está em processo de normalização. O rebaixamento, necessário para o avanço das obras da Tronco, foi feito em adutora de 400 milímetros de diâmetro, que conduz grande quantidade de água para canalizações e reservatórios do sistema. O forte calor registrado nesta terça, somado às cotas altas e baixas características da região, impactam na retomada dos bombeamentos do sistema de abastecimento. Em função disso, a normalização total do sistema, em todos os bairros atingidos, deverá ocorrer durante a noite desta terça e madrugada de quarta-feira, 25.
Os bairros que estão com abastecimento quase normalizado neste final da tarde são: Medianeira, Glória, Teresópolis, Santa Tereza, Cascata e Vila Nova. As partes mais altas e distantes destes bairros podem ainda estar em processo de normalização. Durante a noite e madrugada deve normalizar o abastecimento para os bairros Aparício Borges, Belém Velho, Campo Novo, Cavalhada, Cristal e Nonoai.
Serviço – A ação teve início na segunda-feira, 23, entre as ruas Dona Malvina e Dona Otília, e desde as 5h da manhã o abastecimento foi interrompido. O serviço foi concluído cerca de 4h da manhã da terça-feira, 24. Com a retomada das obras na Tronco, poderão ser necessários outros serviços emergenciais e programados, que serão divulgados pela prefeitura e pelo Dmae.
Aspecto da água – Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.
Entenda:
Rebaixamento de adutora: consiste em deslocar a rede mais profundamente na via;
Funcionamento de sistema de abastecimento de água: opera interligando vários pontos, dependentes uns dos outros visto que é necessário que a água passe pelos metros de tubulações da rede, pelos reservatórios e bombeamentos. Não é possível levar a água para um ponto alto sem que ela passe pela área de baixo e seja bombeada para cima;
O sistema de distribuição de água é diferente do sistema de distribuição de eletricidade. A energia retorna quase ao mesmo tempo em vários pontos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Texto, edição e imagens: Equipe Prefeitura Municipal de Porto Alegre