Festival POA2020 começa nesta sexta-feira

0

Porto Alegre

SMDE/Reprodução
prefeito
Prefeito elogiou a união de esforços do movimento responsável por pensar e executar o evento

pacto alegreO Festival POA2020 – Exponencialidade para Todos começou na manhã desta sexta-feira, 4, em ambiente 100% digital. Mais de 100 palestrantes e painelistas, salas temáticas e música compõem o evento, que reúne pensadores do Brasil e do mundo para debater tecnologia, criatividade e inovação até este sábado, 5. A abertura contou com a participação do prefeito Nelson Marchezan Júnior e outras personalidades da inovação da Capital.

Em sua fala, o prefeito elogiou a união de esforços do movimento responsável por pensar e executar o festival. “A inovação e a criatividade têm papel fundamental e precisam continuar quebrando paradigmas, como o próprio ingresso na máquina pública. No atual cenário, são conceitos que terão ainda mais relevância, diante do aumento das desigualdades causadas pela pandemia do coronavírus”, observa.

O Festival acontece no momento em que precisamos gerar desconforto, convidar as pessoas a pensarem no protagonismo de temas emergentes. Com certeza, os benefícios deste evento serão diluídos para todos os quase 1,5 milhão de habitantes da Capital. É um marco para mudanças que nos direcionam para um futuro melhor – Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O coordenador do Pacto Alegre (união de instituições de ensino, governo, iniciativa privada e sociedade civil para estimular o empreendedorismo colaborativo), Luiz Carlos Pinto da Silva, citou os compromissos do grupo ao organizar a programação. “Buscamos trazer para a cidade provocadores que instiguem, promovam reflexões sobre temas pertinentes para o futuro, bem como trazer vozes externas para dialogar com as vozes de Porto Alegre”, diz. Ele elogiou a parceria da prefeitura para a realização evento e para o desenvolvimento da inovação na Capital. “A prefeitura tem tido papel fundamental nisto. A liderança e engajamento do prefeito foram essenciais para os projetos do Pacto Alegre e todo o movimento de inovação. Reconhecemos este compromisso e legado para o desenvolvimento da cidade”, entende.

Uma das articuladoras do POA Inquieta (coletivo que visa a transformação local), Paula Visoná, lembrou que o Festival vinha sendo gestado desde o ano passado, mas precisou ter seu formato transformado em função da pandemia de coronavírus. “Imaginamos um evento diferente, mas conseguimos fazer o primeiro festival, reunindo diferentes olhares sobre tecnologia, exponencialidade para todos, inclusão e diversidade”, afirma.

Otimista, o diretor superintendente do Sebrae RS, André Godoy, ressaltou que a exibição on-line propicia a participação de espectadores de todo o mundo. “Muito mais pessoas terão acesso aos conteúdos destes dois dias. Entendo que devemos sempre olhar pelo lado positivo e suas oportunidades. Esta é a visão mundial do futuro que precisamos construir para as relações: todos mais juntos e conectados. O festival vem trazer esses assuntos para o debate, um evento agregador das várias correntes de pensamento social, uma contribuição para o mundo”, explica.

A secretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo, enfatizou a reinvenção do Festival POA2020, suas contribuições e legado para a sociedade. “Um evento que traz a economia criativa na pauta dos debates, assim como a inclusão, e coloca Porto Alegre em evidência nos cenários nacional e internacional. Que possamos tê-lo presencialmente no futuro”, idealiza.

Sobre o Festival POA2020 – Tem como propósito debater as transformações causadas pela tecnologia e pelos modelos de inovação. É inspirado em eventos disruptivos das principais cidades do mundo, como o Web Summit (Lisboa); PixelShow (São Paulo) e C2 (Montreal). Na programação estão nomes como o da filósofa Djamila Ribeiro, o do líder indígena e escritor Ailton Krenak, o do teórico norte-americano Richard Florida e do rapper Emicida. A realização é do Pacto Alegre, movimento de articulação na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade, com apoio de uma série de entidades e projetos. Confira a programação completa aqui.

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Texto, edição e imagens: Equipe Prefeitura Municipal de Porto Alegre