Leituras e música para celebrar o centenário de Clarice Lispector

0

Porto Alegre

Maureen Bisilliat/Divulgação PMPA
CULTURA
Celebração ocorre no próprio dia do aniversário da escritora, 10 de dezembro

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), através da Coordenação de Artes Cênicas (CAC), comemora os 100 anos da mais emblemática escritora brasileira, Clarice Lispector. No próprio dia do aniversário da escritora, 10 de dezembro, a partir das 19h, a SMC realiza uma noite repleta de poesia, apresentando ao público trechos, canções e comentários sobre a obra de Clarice. O evento será virtual, transmitido diretamente do Teatro Renascença pelo canal da CAC no YouTube.

A atriz gaúcha Sandra Possani fará a leitura de algumas crônicas do livro A Descoberta do Mundo. Os textos foram selecionados pelo secretário da Cultura e profundo conhecedor da obra de Clarice Lispector, Luciano Alabarse. Serão lidos Tortura e Glória, As Crianças Chatas, A Surpresa, e Daqui A Vinte Cinco Anos. Ao longo da apresentação, Sandra também lerá trechos de obras da autora como Paixão Segundo GH e Água Viva.

Também participa da homenagem Júlia Reis, cantora e violinista, e a pós-doutoranda na PUC-RS, pesquisadora e “clariceana”,  Débora Matter. Júlia irá costurar as leituras e comentários com canções como Clarice, Oração ao Tempo e Tigresa, de Caetano Veloso, e Que Deus o Venha, de Cazuza. Já Débora vai interromper alguns momentos da leitura para comentar sobre os textos selecionados por Alabarse.

  

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Texto, edição e imagens: Equipe Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.