Prefeitura participa de evento pelo fim da violência contra a mulher

0
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Atividades seguem até as 16h

A abertura dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher ocorre nesta quarta-feira, 25, das 10h às 16h, no Largo Glênio Peres. A Unidade dos Direitos da Mulher (UDM) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) é parceira do evento, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A data marca o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.

Em algumas regiões brasileiras, as denúncias de violência contra a mulher aumentaram com o confinamento da Covid-19. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a quantidade de denúncias de violência contra as mulheres recebidas no canal 180 cresceu quase 40% na comparação do mês de abril de 2020 com o mesmo período de 2019. “Muitas mulheres têm medo de denunciar os abusos sofridos, por isso ações como esta são de grande importância para que todas tenham conhecimento de seus direitos e onde buscar ajuda e acolhimento. As mulheres precisam saber que existe uma rede de serviços em Porto Alegre para acolhê-las”, diz a diretora-geral de Direitos Humanos da SMDSE, Jacqueline Kalakun.

A atividade conta com a participação da Polícia Civil, Prefeitura de Porto Alegre, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do RS, Defensoria Pública do Estado, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS (SJCDH), entre outros órgãos. O objetivo é promover ações sociais junto à população, como orientações gerais, distribuição de material informativo e kits com material de higiene (máscaras e álcool em gel).

Também estará no evento ônibus lilás, veículo preparado pelo governo estadual para disponibilização de atendimento, material informativo sobre violência de gênero e os serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência existentes no Rio Grande do Sul. Depois, o ônibus irá percorrer os 16 municípios integrantes do Programa RS Seguro.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres são uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher – Esta data foi estabelecida no Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, em homenagem às irmãs Mirabal. Las Mariposas, como eram conhecidas, as irmãs Mirabal – Patria, Minerva e Maria Teresa – foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Trujillo em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana. Neste dia, as três irmãs regressavam de Puerto Plata, onde seus maridos se encontravam presos. Elas foram detidas na estrada e foram assassinadas por agentes do governo militar.

Telefones importantes: 

Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher

Delegacia da Mulher de Porto Alegre: (51) 3288-2673 ou (51) 3288-2173

Defensoria pública (Núcleo Especializado de Atendimento às Mulheres Vitimas de Violência Doméstica e Familiar): (51) 3225-0777

Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vitima de Violência – Cram Márcia Calixto: (51) 3289-5110 

Serviço

O quê: evento inaugural dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Quando: quarta-feira, 25

Horário: das 10h às 16h

Local: Largo Glênio Peres, Centro Histórico de Porto Alegre (em frente ao Mercado Público)

 

  

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Texto, edição e imagens: Equipe Prefeitura Municipal de Porto Alegre