Belo Horizonte irá trocar de bandeira? Entenda

Belo Horizonte pode ganhar uma nova bandeira. O projeto de lei, que altera o símbolo oficial da capital, foi aprovado em 1º turno pela Câmara Municipal.

A próxima votação ainda não tem data. Se o texto for aprovado, será sancionado ou vetado pelo prefeito, Fuad Noman (PSD). Saiba mais informações!

Nova bandeira

Criado pelo designer gráfico Gabriel Figueiredo, ele mesmo postou a arte em questão nas redes sociais em novembro de 2022. Na época, o desenho viralizou e recebeu muita atenção. “Teve muita gente curtindo, comentando, compartilhando e marcando perfis relacionados à Prefeitura e à Câmara”, relembrou Gabriel.

As conversas com os parlamentares tiveram início no começo deste ano, quando Gabriel se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (sem partido). Desde então, o projeto de lei, de autoria dos vereadores Jorge Santos (Republicanos) e Cleiton Xavier (PMN), começou a ser elaborado.

Motivação da mudança

A atual bandeira da capital mineira consiste no brasão oficial da cidade sobre fundo branco. Justamente pela insatisfação com a imagem na bandeira, o designer criou um novo projeto representando a cidade.

“Se for pedir para qualquer belo-horizontino desenhar ela de memória é bem provável que a pessoa vá apertar os olhos para, com muita dificuldade, tentar buscar alguma lembrança”, disse Gabriel Figueiredo.

Crítico da ideia de transformar o brasão em bandeira, Gabriel argumentou que o desenho atual continha elementos que não se relacionavam diretamente com a cidade ou não seriam relevantes. Logo, elegeu um único componente que acreditava remeter a BH para inspirar a criação de novas artes.

“Ao simplificarmos o brasão, tirando dele todas as informações que não são relevantes para uma bandeira, ficamos somente com os elementos que realmente representam a cidade: o Céu, o Sol e a Serra (do Curral), formando o tal do belo horizonte que dá nome ao município”, contou.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/WikiMedia