Cachoeiras incríveis para conhecer em Minas Gerais
O desenvolvimento do turismo de Minas Gerais começa nos tempos coloniais, quando o estado era marcado pela exploração de pedras preciosas, como o ouro. Com a descoberta dessas preciosidades, pessoas de todo o país passaram a migrar até a região para tentar ganhar a vida com os diamantes.
Nesse sentido, cidades históricas, como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e Diamantina, que foram construídas nessa época, acabaram testemunhando a riqueza e o esplendor arquitetônico do período colonial.
Porém, o estado também possui diversos ambientes naturais que atraem viajantes de diversos lugares para vivenciar o ecoturismo na região. Sendo assim, conheça excelentes cachoeiras mineiras que podem se tornar seu próximo destino.
5 cachoeiras de Minas Gerais
Um primeiro excelente destino é a cachoeira do Mocambo, que fica localizada na chapada da Maravilha, em Minas Gerais, e possui 115 metros de altura. Além disso, o local tem um poço de 42 metros para nado e ainda diversas cachoeiras, banheiras naturais e formações rochosas nos mais diferentes formatos.
Com 100 metros de altura, a cachoeira do Galho também é outra opção, que está localizada no Distrito do Cercado, na cidade de Uruana de Minas, no estado mineiro. O poço contém uma rica fauna e flora, além de ser composto por 70% de águas rasas. A trilha é moderada e possui cerca de 3 km de ida e volta.
Já na cidade de Guimarânia, está a cachoeira dos Borges, cujas pedras adquirem uma coloração dourada ao serem iluminadas pelo sol. O acesso ao local também é considerado moderado e apresenta uma trilha curta de 2 km do estacionamento até o ponto final da trilha.
Por fim, outra excelente recomendação é o Complexo das Sete Quedas com impressionantes cachoeiras localizadas a apenas 25 km do centro do município e uma trilha de acesso considerada desafiadora. Por isso, é necessário contar com um guia para garantir segurança àqueles que querem aproveitar o local.
O destaque é a cachoeira do Poço Grande, uma das mais belas do complexo.
Imagem: Reprodução/Freepik