Alagoa: Conheça a cidade de MG famosa por seus queijos artesanais com sabor único

O Sul de Minas, com seus mais de 160 municípios, é uma região que mantém uma sólida relação com o queijo, uma tradição enraizada na cultura local.

Uma das cidades que se destaca nesse cenário é Alagoa, que tem uma forte identificação com a produção de queijos. Saiba mais informações!

Cidade de MG é conhecida pela produção de queijos artesanais

Com uma população de 2.749 habitantes, a cidade produz em média três toneladas de queijos diariamente, o que equivale a mais de 1 kg por habitante por dia. Alagoa abriga 135 queijarias cadastradas junto à Emater, refletindo a importância da atividade na região.

Nesse sentido, destaca-se a peculiaridade de Alagoa, onde os queijos não ficam apenas nas vitrines, mas também em lugares inusitados, como porões de residências.

Um produtor local, Francisco Humberto de Souza Barros, utiliza o porão de sua propriedade como uma sala de maturação única para os queijos que produz. Ele enfatiza que esse método confere aos queijos um sabor exclusivo, resultado das condições específicas do porão, como temperatura e umidade controladas.

Queijo Alagoa

Alagoa é conhecida por produzir o “Queijo Alagoa”, um queijo tipicamente artesanal feito de leite cru. A designação única desse queijo está associada às características únicas da região, incluindo a altitude de mais de 1.100 metros, o pasto, o leite e todo o ambiente da Serra da Mantiqueira. Os produtores locais afirmam que o método artesanal de produção influencia significativamente as qualidades do queijo.

Além de movimentar a economia local, os queijos de Alagoa conquistaram reconhecimento nacional, sendo enviados para diversas partes do Brasil. A produção é distribuída principalmente pela única agência dos Correios da cidade, representando não apenas uma tradição, mas também o resultado do esforço de gerações anteriores.

Imagem: Reprodução/Freepik