Cidade de Minas Gerais registra novo tremor de terra

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registrou, no último domingo (25), um novo tremor de terra na cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro. Este foi o segundo tremor registrado no município, somente no mês de fevereiro. Apesar disso, casos como esse, de baixa magnitude, são bastante comuns no país.

Saiba mais detalhes.

Novo tremor de terra é registrado em município de Minas Gerais

Por volta das 20h44 do último domingo (25), um novo tremor de terra foi registrado na cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro, pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). O tremor, considerado fraco, teve magnitude 2.1 mR (intensidade medida pela escala Richter) e foi o segundo registrado neste mês.

O último registrado no município mineiro aconteceu no dia 23 e apresentou magnitude 2.6, também considerado fraco. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), que analisou o caso, tremores de baixa magnitude como esses são muito comuns no território brasileiro.

Segundo o observatório, esse tipo de abalo, geralmente, é provocado por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre, sendo bastante comuns no interior de São Paulo e todo estado de Minas Gerais.

Escala Richter

Vale ressaltar que a Escala Richter, utilizada para medir tremores de terra, segue até o 9, o que nunca aconteceu em solo brasileiro. O maior terremoto já registrado no país teve magnitude 6,2 e seu epicentro foi em Cuiabá (MT). Segundo o CPRM, um tremor na escala máxima causaria um dano expressivo.

“Para se ter uma ideia mais exata do que representa um terremoto muito forte, se ele atingir magnitude 9 na Escala Richter, provocará uma rachadura que cortará a crosta terrestre numa distância igual à que separa o Rio de Janeiro de São Paulo, com cada bloco se afastando 10m em relação ao outro”, explica.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Frutal