MG vai investir em 1ª fábrica de hidrogênio verde da América Latina! Saiba mais sobre a novidade
Minas Gerais irá receber a 1ª fábrica de hidrogênio verde da América Latina. O grupo Neuman & Esser anunciou no domingo, dia 12, que irá investir R$70 milhões para construir a fábrica no Brasil, que será localizada em Belo Horizonte, no bairro Olhos D’Água.
Está previsto que o novo empreendimento irá gerar 75 empregos diretos.
Segundo o grupo, o hidrogênio verde produzido no Brasil será um dos mais competitivos do mundo devido à localização geográfica do país e às condições climáticas favoráveis à radiação solar, além da disponibilidade de correntes de ar. Saiba mais sobre o tema!
O que é o hidrogênio verde?
O hidrogênio verde é aquele produzido através da água, utilizando fontes de energia limpas e renováveis, como a eólica, a hidrelétrica e a solar. Ou seja, a partir dele, é possível gerar energia sem liberar gás carbônico na atmosfera.
Esse combustível vem sendo considerado como uma opção para a descarbonização dos setores industriais, como os de cimento e de aço, além de diminuir a emissão de carbono de transportes de longa distância.
Como funcionará a fábrica?
Além de reformadores de etanol e biometano ou gás natural, a fábrica irá produzir equipamentos como eletrolisadores PEM e do tipo alcalino, que também podem ser utilizados como fontes para a produção de hidrogênio verde.
O diretor-executivo da Neuman & Esser no Brasil, Marcelo Veneroso, diz que a produção de hidrogênio verde é uma grande oportunidade, já que o país tem ricas fontes de energia eólica e solar, podendo se tornar um grande produtor de hidrogênio verde.
Além disso, Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, declarou que esse investimento é um passo importante não somente para a cidade, mas também para todo o mundo. Ressaltou ainda que a capital de Minas Gerais está honrada em ser a primeira cidade do país a receber a fábrica.
Para mais notícias, visite nosso site!