Minas Gerais já teve mar! Fato choca a população mineira; confira a história
O estado de Minas Gerais é bastante conhecido por suas montanhas e cachoeiras, mas o que é pouco difundido é o fato de que a região já foi banhada por mar. Isso aconteceu há cerca de 500 milhões de anos.
Saiba mais detalhes sobre essa história.
Mesmo distante do litoral, Minas Gerais já teve mar
Em paredões da cidade de Januária, na região norte do estado de Minas Gerais, foram encontrados fósseis de dois animais marinhos. A descoberta desses seres, em um local tão distante do litoral, é uma prova irrefutável de que ali existiu um braço de mar raso com no máximo 10 metros de profundidade.
Segundo os pesquisadores de um estudo, esse braço de mar não estava presente apenas nesta parte do território brasileiro, mas também em outras regiões da América do Sul, da África e até mesmo no sul da Antártida, em um período em que os três continentes estavam unidos em uma única porção de terra.
Os fósseis foram encontrados incrustados em paredões e afloramentos que são constituídos por rochas da Formação Sete Lagoas, que é parte do Grupo Bambuí, uma das áreas sedimentares mais estudadas da América do Sul. Está presente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.
Provavelmente, os fósseis são do período Ediacarano e a datação varia de 635 a 541 milhões de anos atrás. A sua descoberta indica uma virada importante na história da vida, já que comprova a existência de uma conectividade oceânica entre continentes, ajudando a compreender a paleogeografia do planeta.
Os fósseis encontrados são de animais do gênero Cloudina, que estão presentes em diversas partes do mundo, mas em períodos do tempo bastante específicos. Por isso, é considerado um fóssil-guia pela paleontologia. Como suas carapaças são pouco resistentes, são usados para datar camadas geológicas.
Imagem: jannoon028/Freepik