Minas Gerais tem quase 15 mil aposentados com pagamentos suspensos

Neste momento, segundo o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), há quase mil aposentados mineiros com seu benefício suspenso. No entanto, a partir da próxima sexta-feira (8), os beneficiários atingidos poderão atualizar seus dados para voltar a receber a aposentadoria.

Saiba mais detalhes sobre a oportunidade que foi anunciada.

15 mil aposentados mineiros com benefício suspenso poderão reavê-lo

De acordo com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), a partir das próxima sexta-feira (8), os quase 15 mil aposentados mineiros com benefício suspenso poderão reavê-lo. Essa é uma oportunidade para quem não participou do Censo Previdenciário em 2023, dentro do prazo.

Isso porque o processo de recenseamento será reaberto até o dia 6 de abril, permitindo a atualização dos dados de 14.908 pessoas que estão com o benefício suspenso. O governo anunciou o bloqueio do valor apenas para março, porém, caso o cadastramento não seja feito, poderá ser estendido por mais tempo.

Nesse sentido, o presidente do instituto, André Luiz Moreira dos Anjos, reforça que o bloqueio do valor implica em outras consequências para o beneficiário e dependentes. “Com a suspensão dos pagamentos também terão o serviço de assistência à saúde suspenso, bem como de seus dependentes”, afirma.

Além disso, também vale ressaltar que o período escolhido para a realização do Censo será importante para a liberação do benefício. Conforme explica o presidente do instituto, aquele que realizar o procedimento no período de 8 a 15 de março terá sua aposentadoria desbloqueada já no mês de abril.

Já para aquele que realizar o cadastramento entre 16 de março e 6 de abril terá seu benefício reestabelecido somente em maio. Vale destacar que essa já é a terceira oportunidade para quem não atendeu à convocação para participar do Censo.

Imagem: Reprodução/Freepik