Pesquisa elege cidade de MG como a melhor do Brasil para ter filhos
Um recente levantamento realizado pela startup Mapfry colocou Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no topo da lista das melhores cidades brasileiras para criar filhos. A pesquisa, que utilizou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacou a cidade pelo seu equilíbrio entre custo de vida e qualidade de serviços públicos.
Por que Nova Lima se destaca no ranking?
Segundo João Caetano, especialista em dados e professor de Geomarketing, o diferencial de Nova Lima está no equilíbrio entre o custo de vida acessível e a oferta de serviços de qualidade. “Na pesquisa, usamos dados do IBGE que indicam o desempenho da educação local e outros serviços públicos, como coleta de lixo, tratamento de esgoto e número de cômodos por moradia”, explica João Caetano, que também é CEO da Mapfry.
Quais outras cidades compõem o topo da lista?
Além de Nova Lima, cidades como Bady Bassitt e Santana de Parnaíba, ambas em São Paulo, e Abadia de Goiás foram destacadas no estudo. Todas apresentam um ótimo índice de desenvolvimento e serviços públicos eficientes, aspectos cruciais para famílias que desejam um ambiente ideal para a educação e desenvolvimento de suas crianças.
Metodologia do Estudo
A análise feita pela Mapfry levou em conta cinco dimensões principais:
- Baixo desenvolvimento: Regiões com serviços públicos limitados e baixo desempenho escolar.
- Volume de crianças: A densidade de crianças na população local.
- Desenvolvimento: Qualidade da infraestrutura urbana e indicadores de educação e saúde.
- Dinamismo: Nível de atividade econômica na área.
- Alto desenvolvimento: Alta cobertura de serviços públicos e qualidade das moradias.