Secretário da Fazenda de Minas Gerais é exonerado do cargo

Nesta terça-feira (27), o secretário da Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, foi oficialmente exonerado do cargo após cinco anos no comando da pasta. Apesar disso, Barbosa não deixa o governo em definitivo, uma vez que passará a assumir uma nova função. Sua exoneração já foi publicada.

Saiba mais detalhes.

Governo de Minas Gerais anuncia saída de seu secretário da Fazenda

Foi publicada, nesta terça-feira (27), no Diário Oficial do Estado, a exoneração do secretário da Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa. Depois de cinco anos no comando da pasta, Barbosa assumirá o posto de assessor especial do governo. Em nota, Romeu Zema (Novo) agradeceu os serviços prestados por ele.

“Barbosa esteve como secretário desde o primeiro dia do meu governo, em 2019. Foi um dos primeiros secretários a serem convidados e confirmados. Aceitou um desafio muito complicado, de iniciar o reequilíbrio das contas públicas em um momento crítico de Minas Gerais”, ressaltou o governador.

Além disso, o chefe do Executivo mineiro destacou também que Gustavo Barbosa “demonstrou que, com seriedade e trabalho incansável, é possível fazer uma gestão mais eficiente dos recursos”. Neste ponto da nota, Romeu Zema se refere, em especial, ao atraso de salários dos servidores públicos de Minas Gerais.

Vale ressaltar que a exoneração do secretário ocorre em meio às negociações do governo estadual com a União a respeito da dívida de cerca de R$ 160 bilhões de Minas Gerais, tendo Barbosa como um dos participantes das discussões. O titular da pasta está no governo Zema desde o primeiro dia do mandato.

Seu principal objetivo ao assumir a secretaria era aprovar o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) em Minas Gerais, o que ele já tinha realizado no Rio de Janeiro de forma similar. Ademais, Barbosa é réu em uma ação por ter causado um rombo nos cofres do Rioprevidência, fundo de previdência de servidores do Rio.

Imagem: Reprodução/Imprensa MG