Lanchonete construída ao lado de túmulos no RJ será demolida

O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, mandou demolir uma lanchonete que foi construída em um cemitério da cidade, ao lado dos túmulos.

Eduardo postou em suas redes sociais que a concessionária Rio Pax, responsável pela administração do cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul da cidade, terá 48 horas para demolir a lanchonete construída próxima aos túmulos no local. Saiba mais informações!

Lanchonete foi construída ao lado dos túmulos

A lanchonete, que ainda não está em funcionamento, foi construía junto à via principal do cemitério, na entrada direta da área. A obra provocou a revolta do prefeito pela proximidade dos túmulos e das sepulturas da região.

“Se não demolir em 48hs, a prefeitura vai lá e faz! E multa pesada. É uma mistura de desrespeito, burrice, mal gosto com falta de civilidade e empatia”, escreveu o prefeito em suas redes sociais.

A construção será demolida após constatação da irregularidade da obra. Ela conta com oito metros de frente e quase encosta em uma fileira de túmulos. A obra parece estar pronta, mas a autorização só foi solicitada na última terça-feira, 13 de junho.

Investigação

Foi instaurado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) um inquérito para apurar o caso. Durante esta quarta-feira, 14 de junho, agentes do DPMA estiveram no local. O delegado Wellington Vieira disse que a delegacia está investigando o caso.

A administradora do cemitério e a concessionária Rio Pax responderão por crime ambiental. “Eles estão fazendo construção civil sem alvará da prefeitura. Estavam fazendo poda sem alvará e sem técnico”, explicou o delegado.

O diretor da Associação de Moradores de Botafoga, André Decourt, decidiu na quinta-feira, dia 8, que, ao passar pela entrada do cemitério, viria verificar o que estava acontecendo no prédio que estava vigiando há cerca de um mês.

André acredita que o cemitério tem valor histórico e obras de arte e, por isso, considera a construção um absurdo. “No meio do cemitério, eu nunca vi lanchonete. Eles estão fazendo outra da mesma rede na capela, o que é normal. Mas ali no meio é absurdo. É uma estrutura de alvenaria. Dá para ver do portão. Tem laje, azulejo”, descreve.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/O DIA