Saidinha de Natal: Rio de Janeiro foi o estado onde menos detentos voltaram para a cadeia
De acordo com um levantamento realizado pela Folha de S. Paulo, o Rio de Janeiro foi o estado onde mais detentos deixaram de retornar ao sistema prisional depois de serem beneficiados com a saidinha de Natal, no final do ano passado. Vale destacar que o estado já tem um problema de segurança pública histórico.
Saiba mais detalhes sobre o levantamento.
Rio de Janeiro é destaque depois da saidinha de Natal do ano passado
A Folha de S. Paulo, a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário, realizou um levantamento que mostra que o Rio de Janeiro foi o estado onde mais detentos deixaram de retornar ao sistema prisional depois de serem beneficiados com a saidinha de Natal.
Segundo o levantamento, 14% dos detentos não retornaram aos presídios no estado, que já enfrenta um problema de segurança pública há muitas décadas. Logo em seguida, estão o Pará (12%) e o Ceará (9%). Lembrando que, no ano passado, o benefício não foi concedido aos presos de oito estados brasileiros.
Além disso, a Folha também apurou que menos de 5% dos detentos que tiveram o direito à saidinha no Natal no fim de 2023 não retornaram aos presídios em todo o país. No total, 56.924 presos foram beneficiados pela Justiça em 18 estados, mas 2.741 (4,8%) acabaram não retornando para as suas celas.
Vale ressaltar que é de responsabilidade das Varas de Execução Penal de cada estado avaliar, caso a caso, se o benefício deve ser concedido. Em relação aos estados sem saidinha, os argumentos são que o benefício é concedido em outro período ou que os detentos do semiaberto já estão fora dos presídios.
No ano passado, o estado de São Paulo registrou o maior número de detentos beneficiados com a saidinha de Natal. Foram 34.547 pessoas, com retorno de 95%.
Imagem: Reprodução/Freepik