Oportunidade de trabalho! Belo Horizonte possui mais de 7 mil vagas disponíveis em diversas áreas
Belo Horizonte enfrenta uma escassez alarmante de mão de obra, com cerca de 7 mil vagas disponíveis no setor de bares, restaurantes e hotéis.
A falta de profissionais qualificados é apontada como um dos principais motivos dessa lacuna, o que gera preocupações para a iminente temporada de festas de fim de ano. Entre as funções mais carentes estão camareiras, garçons e recepcionistas. Saiba mais informações!
Vagas de trabalho e falta de profissionais em BH
Paulo Pedrosa, presidente do SindiHBaRes/SindHotéis, ressalta que a cidade abriga cerca de 17 mil empresas nesse setor, empregando atualmente 45 mil pessoas, mas ainda assim não consegue suprir a demanda de serviços. A falta de mão de obra é evidente em todas as camadas, especialmente com 2.500 vagas em aberto no setor hoteleiro.
Os motivos para essa escassez de profissionais são multifacetados, com muitos trabalhadores migrando para ocupações como microempreendedores individuais (MEI) ou engajando-se em serviços de transporte e entregas por aplicativo devido às demissões causadas pela pandemia.
Remuneração baixa
A remuneração nos estabelecimentos de Belo Horizonte, que varia de R$ 1.500 a R$ 2.100 para cargos técnicos, não é competitiva em comparação com essas alternativas.
Acácio Pinto, gerente geral do Hotel Intercity BH Expo, observa que a demanda por profissionais qualificados mudou drasticamente desde 2015, quando havia mais ofertas do que procura. Agora, a situação é inversa, com poucas pessoas qualificadas buscando emprego.
Além disso, a necessidade de trabalhar aos domingos também desanima os interessados. Para alguns profissionais, eventos que contratam freelancers têm se mostrado uma opção mais rentável, oferecendo uma média salarial similar ao emprego formal em tempo integral com menos compromissos de longo prazo.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Agência Brasil